Esporte - Detalhes

Caminhada: Dia Mundial do Diabetes

Compartilhar:

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e entidades parceiras da área da saúde vão promover uma grande mobilização para marcar o Dia Mundial do Diabetes. As atividades ocorrerão no sábado, 10 de novembro, no Parque do Ingá.



O Dia Mundial do Diabetes é celebrado no dia 14 de novembro. A Campanha foi criada em 1991, pela Federação Internacional do Diabetes, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em 2017, pelo Ministério da Saúde, mostrou que o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população, em 2006, para 8,9%, em 2016. E mais: está aumentando o caso de diabetes entre crianças menores de cinco anos. Esses números levaram as autoridades de saúde a inserirem o diabetes entre as doenças que são combatidas no Novembro Azul.

A mobilização vai começar com um aquecimento e uma caminhada pelo Parque do Ingá. Depois, médicos, servidores do HUM e de outras instituições de ensino de Maringá vão orientar a população. Haverá aferição de pressão, peso, altura e glicemia; além de orientação sobre nutrição e atividade física.

A concentração para a saída da caminhada será a partir das 8 horas. Às 9, começa a volta no Parque, com a presença do secretário municipal de saúde de Maringá, Jair Francisco Pestana Biatto. “O exercício físico é uma das formas de combater os males que levam ao diabetes, como a obesidade, por isso, vamos começar o dia nos exercitando. Adultos e crianças estão convidados. Para a garotada, haverá atividades bem legais, com a participação do Médicos da Graça. Eles vão apresentar a Tia Bete, ou ‘diabetes’, à meninada”, acrescentou Ana Ieker, doutoranda em Educação Física da UEM.

Parceiros – O evento do Dia do Diabetes está sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; pela Sociedade Brasileira de Diabetes; pelo Ambulatório, pela Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, e pelo setor de Nutrição do HUM; pela Liga de Endocrinologia de Maringá (Lema); pelos departamentos de Medicina (DMD) e Educação Física da UEM; pelos cursos de Medicina e Nutrição, e pela Liga de Endocrinologia da UniCesumar; e pela Secretaria Municipal de Saúde.

Local:

Parque do Ingá


Endereço:

Av. São Paulo, s/n - Zona 01


Vendas:

Entrada Gratuita


Telefone:

(44) 3901-1756


Horário:

08h00


Data:

10 NOVEMBRO 2018

Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.

Mais acessados

Veja os mais acessados na última semana
Trilha Leve - Bicicultura Maringá TODOS os DOMINGOS TEM...
Yoga Gratuito Vamos praticar Yoga domingo??...
Aulão de Yoga na Feira de Convite aberto para prática de...
Aulão Smart Coach Chega de passar horas com tédio...
Grêmio Maringá x Maringá Fc O Grande clássico!...