Sollado lança novo álbum, homônimo

Capa de post: Sollado lança novo álbum, homônimo

Disco marca um novo momento da banda maringaense, de celebração e transformação



Formada em 2010, em Maringá, Sollado lança nesta sexta (8) o segundo disco da carreira, com show no Porão Bar, a partir das 21h. Com nove faixas, o disco “Sollado” consolida a mudança do nome da banda, que durante anos se apresentou como Sollado Brazilian Groove. O trabalho foi produzido pelo próprio grupo e gravado no Estúdio Mojo, com mixagem de Gabriel Moraes e masterização de Felipe Tichauer. O lançamento acontece pelo selo Maringá Original Balanço.

A banda é formada por Valter Rosini (Vocal), Fernando Morete (violão e vocal), José Augusto (guitarra), Gabriel Moraes (baixo), André Lauer (bateria) e João Paulo (percussão) e contou, neste disco, com parceria de Claudio Caldeira (saxofone), Lucas Trabuco (guitarra) e Ricardo Martins (violão).


Ouça o single “Gostaria de Saber”


Spotify: https://open.spotify.com/album/2dkTChnFf9VyQJMLPtSUd5


Sollado
Em meio a banalidade das relações humanas, cada vez mais fragmentadas, o segundo trabalho da banda maringaense Sollado busca um novo momento de elo, transformação e celebração. Homônimo, o disco também estabelece o novo nome do grupo, que subtraiu o “Brazilian Groove”.

Com olhos e ouvidos apontados para todos os cantos do planeta, o grupo se apropria das mais diversas referências e, com a simplicidade e o clima bucólico do Noroeste do Paraná, faz disso elos de uma gigante corrente. “Se todos podemos ser uma mesma coisa, em conjunto, por que nós vamos nos separar? Onde e qual a causa da gente se separar? Música, para nós, é uma forma de reconstruir esse elo entre as pessoas”, reflete Valter Rosini, o vocalista.

Tendo como ponto de conexão a Universidade Estadual de Maringá (UEM), “Sollado” celebra os sete anos de banda, com uma miscelânea de integrantes entrando e saindo da formação, sempre de maneira construtiva. “Todos esses que passaram pela banda, durante esses quase dez anos, são Sollado também”, aponta Fernando Morete, violonista e vocalista.



E não à toa o rock psicodélico estelar “A Procura Deste Som” está no álbum, celebrando a história e sinalizando o momento de transformação do grupo. “Ela é um elo do disco. É uma celebração do começo da banda, homenagem por todos que passaram por ela, com o momento atual, junto com uma certa busca de um novo som”, explica Rosini. Som que a banda continua buscando incessantemente.

A ligação com o passado também está presente na primeira faixa do disco, “Para Todos os Efeitos”, que tem o título do disco anterior. Ao falar da corrupção, sujeira e impunidade, a música “Para Todos os Efeitos” se aproxima de “Nulidade”, do primeiro trabalho, além da reflexão sobre as conexões do homem com o mundo virtual. A canção inicial abre, também, caminhos para o presente, conectando-se com “Seres”, a faixa seguinte.

O disco também traz reflexões sobre a relação destrutiva e nada consciente entre homem e natureza. São esses os temas do samba maquinado “É de Roubar a Sombra” e do forró punk “Terra Azul”. A última, composta por Morete após a tragédia de Mariana (MG), há dois anos. Com referências da música brasileira do começo ao fim, “Entre Buscas” traz uma pegada punk em sua essência. Dançante, com chamego e aconchegante, “Gostaria de Saber” foi o primeiro single da banda e, assim como “Flutuai”, reflete sobre a vontade e a tentativa de se viver sem a vigilância diária de um mundo virtual. “Se isso manipular nossas emoções, vão começar a dizer o que a gente deve pensar”, diz Rosini.

Mas para que isso não aconteça, é preciso que as pessoas entendam que as palavras enganam. É preciso saber a hora certa para escutar as palavras corretas. Ou tudo terá um “Diferente Fim”, como sugere o próprio título da canção que fecha o álbum.




Sollado
Facebook:
www.facebook.com/solladomga/
Instagram: www.instagram.com/solladomga/
Spotify: open.spotify.com/artist/4P2B0U3NAQaMUpa1pt08Dd
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UChQI8rgDwJSe16dAeRYigDg
Soundcloud: https://soundcloud.com/sollado


Discografia "Sollado"
1. Para Todos os Efeitos
2. Seres
3. Terra Azul
4. A Procura Deste Som
5. É de Roubar a Sombra
6. Entre Buscas
7. Gostaria de Saber
8. Flutuai
9. Diferente Fim


“Sollado” – Ficha Técnica
Valter Rosini – voz
Fernando Morete – violão e voz
José Augusto – guitarra
Gabriel Moraes – baixo, synths e programações
André Lauer – bateria
João Paulo – percussão
Claudio Caldeira – saxofone
Lucas Trabuco – guitarra
Ricardo Martins – violão
Leandro Calixto – ilustração (capa)
André Bett – design
Arranjos e produção musical: Sollado
Gravação: Gabriel Moraes
Mixagem: Gabriel Moraes
Masterização: Felipe Tichauer
Estúdio: Mojo
Lançamento: Maringá Original Balanço

Para quem quiser conhecer o trabalho da banda e ouvir as novas músicas, o lançamento do álbum "Sollado" vai acontecer na próxima sexta-feira (8) no Porão Bar. Clique na imagem baixo para saber mais informações sobre o evento!


Lançamento do álbum Sollado​

Lançamento do álbum Sollado


Biografia Sollado
A banda Sollado foi formada em 2010 dentro dos muros da Universidade Estadual de Maringá, seja em encontros durante as aulas do curso de Agronomia, seja em festivais de bandas independentes e saraus. Também foi lá o primeiro show do grupo, que ainda se chamava Sollado Brazilian Groove, no festival da Universidade, Acorde Universitário.

Nesses sete anos de carreira a Sollado já passou por muitas formações, trocando basicamente bateristas e baixistas. Hoje o grupo é formado por Valter Rosini (vocal), Fernando Morete (violão e vocal), José Augusto (guitarra), Gabriel Moraes (baixo), André Lauer (bateria) e João Paulo (percussão). Com uma pegada rock e muita influência de música nordestina contemporânea (Eddie, Mundo Livre S/A, Siba, Maciel Salú e tantas outras), o sexteto traz para seu universo o samba, o maracatu, hip-hop, dub, reggae, psicodelia, punk, frevo e tudo mais que as antenas apontadas para as estrelas possam captar.

Com um primeiro disco lançado em 2014, “Para Todos os Efeitos”, o grupo já teve a oportunidade de participar de diversos festivais: Psicodália, Democrático, Marreco e Paraíso do Rock. Além disso, dividiu o palco com bandas como Nação Zumbi, Mato Seco, BNegão e Seletores de Frequência, Mundo Livre S/A, Racionais, Cidade Verde Sounds, Elo da Corrente, CPM 22, Autoramas, Ventania, Maciel Salú. Mais maduros e celebrando um novo momento, de transformação e celebração, com o disco “Sollado” (2017), os integrantes continuam na incessante procura de novos sons.

Matéria via Rafael Pinto Donadio

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!