Transporte coletivo tem Wi-Fi em todos os ônibus e 80 novos horários nas linhas de Maringá

Capa de post: Transporte coletivo tem Wi-Fi em todos os ônibus e 80 novos horários nas linhas de Maringá

A Prefeitura de Maringá condicionou o reajuste da tarifa do transporte coletivo, congelado desde 1º de junho a uma série de melhorias. A cobrança da administração teve resultados como a instalação de Wi-Fi em 100 % das linhas e a inclusão de 80 novos horários, em períodos com maior movimentação de passageiros.


Foto: Cary Bertazzoni/PMM

Com a inclusão de novos horários em algumas linhas e em horários específicos, reduziu-se em 46 % a média de passageiros (considera-se registros nas catracas incluindo passageiros que descem dos veículos). A linha 009 - Interbairros 2 é um dos exemplos que mais reflete a diminuição do registro da catraca. De 120 passou a registrar metade de passageiros. Outras linhas conforme a necessidade também terão a inclusão de novos horários.

Resultado de imagem para ônibus maringá
Via G1

Entre as melhorias exigidas pela administração estão a instalações de câmeras de monitoramento nos ônibus e de ar-condicionado (empresa alega que os ônibus atuais não têm potência), novos pontos de venda de crédito e opção de compra das passagens por cartão de crédito.

Resultado de imagem para ônibus maringá
Novo Terminal Multimodal Maringá

A compra de seis novos ônibus, que serão referência para compras posteriores, trarão mais conforto, ar-condicionado, Wi-Fi e um novo layout, para os corredores da avenida Morangueira e Kakogawa também integra as ações de melhoria no transporte. A previsão é que seja realizada no início do próximo ano.

Resultado de imagem para wifi onibus

Mais modernos, os ônibus batizados de “Mega BRT”, que mencionam a sigla inglesa (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, tem 15 metros de comprimento com capacidade para 150 passageiros - o dobro dos convencionais - suspensão a ar, garantindo conforto, e mais agilidade com um motor de 310 cavalos, 100 a mais do que a média dos veículos atuais.

Além dos ônibus, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), promove melhorias no conforto de usuários do transporte coletivo e apenas neste ano instalou mais de 180 abrigos todos cobertos, com bancos e fechamento traseiro, em diversos pontos do município e nos distritos de Iguatemi e Floriano.

Resultado de imagem para led metro arrived
Exemplo de marcador das linhas e tempo de espera

A Semob também desenvolveu projeto de modernos abrigos com display LED que apresentam informações sobre as próximas linhas e tempo de espera, carregadores de celular e bicicletários para quem deseja fazer intermodal. Fechados nas laterais e ao fundo com vidros laminados, os abrigos serão mais resistentes contra o vandalismo. A Semob elabora edital de licitação para contratação de empresa a executar e instalar os abrigos.


Via SEMOB

Saiba mais
Usuários podem utilizar o “Moovit”, um aplicativo gratuito que apresenta em tempo real, informações sobre o transporte coletivo, com horário de linhas atualizadas, localização de pontos, planejando da melhor forma o itinerário. Está disponível para plataformas Android, iOS e Windows Phone e pode ser obtido gratuitamente pelo Google Play e App Store.

Resultado de imagem para Moovit

Diretoria de Comunicação PMM

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!