PARA CRIANÇAS

“A Noite dos Morcegos” volta em 2018 e está com inscrições abertas

Capa de post: “A Noite dos Morcegos” volta em 2018 e está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para “A Noite dos Morcegos” que será realizada no dia 25 de Janeiro, entre as 19h30 e 22h30, no Parque do Ingá. O evento visa desmistificar histórias negativas e ressaltar a importância ambiental dos morcegos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail parquedoinga@maringa.pr.gov.br e as vagas limitadas. O evento é aberto para todas as idades.



A trilha terá duração de aproximadamente 50 minutos, formada por 30 participantes por grupo, quatro pontos de parada para observação de animais vivos com a apresentação da biologia dos morcegos por monitores e palestra sobre curiosidades e hábitos dos animais.


Noite dos Morcegos 2017 - Foto: Vivian Silva/PMM

O professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenador do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA), Henrique Ortêncio Filho, lembra que as pessoas desconhecem o valor ambiental dos morcegos que deve sobrepor a mitos e lendas.

“Em geral a população teme, rejeita e até mata esses animais que são importantes polinizadores, dispersores de sementes, predadores de insetos e outros animais que poderiam trazer danos para a agricultura e ao ser humano”, destaca o pesquisador.

Resultado de imagem para morcego mamadeira

Únicos mamíferos verdadeiramente capazes de voar, os morcegos estão divididos em mais de 1300 espécies. Aproximadamente 500 espécies de plantas tropicais são polinizadas pelos animais. Nem todos os morcegos são hematófagos, com a presença de insetívoros, polinívoros e com outros hábitos alimentares. A maioria inicia suas ações ao anoitecer e alguns morcegos podem comer quantidades correspondentes a uma vez e meia o seu peso em uma só noite.



A Noite dos Morcegos conta com o apoio da Prefeitura de Maringá e é uma realização do GEEMEA, Departamento de Ciências, Museu Dinâmico Interdisciplinar, Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada da UEM e do Programa para a Conservação de Morcegos do Brasil.

Via Diretoria de Comunicação PMM

escrito por Adriane

Posts Relacionados

Capa de post: Festas Juninas e Julinas 2019 em Maringá
FESTAS

Festas Juninas e Julinas 2019 em Maringá

por Adriane


Olha cobra!! É Mentira!!! O que num é mentira é que finalmente chegou a tão aguardada época das festas juninas em Maringá. Junho e Julho são épocas…

Ler mais
Capa de post: Maringá EnCantada, uma Cidade Canção de Natal
ENTRADA FRANCA

Maringá EnCantada, uma Cidade Canção de Natal

por Adriane


Dia 1º de dezembro, a partir das 19 horas, Maringá passa a viver mais intensamente os encantos do Natal, com a chegada do Papai Noel e inauguração da iluminação.…

Ler mais
Capa de post: Parada LGBTQIA+ em Maringá

Parada LGBTQIA+ em Maringá

por Adriane


No último domingo, dia 22 de maio de 2016, milhares de pessoas ocuparam as ruas e praças de Maringá durante a 5ª Parada LGBT. Marchamos não apenas para celebrar o amor…

Ler mais
Capa de post: 'De volta para o futuro' no cinema a céu aberto em Maringá
ENTRADA FRANCA

'De volta para o futuro' no cinema a céu aberto em Maringá

por Adriane


Nessa quarta-feira dia 29.05, às 19h30, no gramado em frente a Biblioteca Palmeiras - Av. São Judas Tadeu, 1429 - acontece mais uma edição do projeto ′Cinema a céu…

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!