Notícia - Sustentável

Compartilhar:

“A Noite dos Morcegos” volta em 2018 e está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para “A Noite dos Morcegos” que será realizada no dia 25 de Janeiro, entre as 19h30 e 22h30, no Parque do Ingá. O evento visa desmistificar histórias negativas e ressaltar a importância ambiental dos morcegos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail parquedoinga@maringa.pr.gov.br e as vagas limitadas. O evento é aberto para todas as idades.



A trilha terá duração de aproximadamente 50 minutos, formada por 30 participantes por grupo, quatro pontos de parada para observação de animais vivos com a apresentação da biologia dos morcegos por monitores e palestra sobre curiosidades e hábitos dos animais.


Noite dos Morcegos 2017 - Foto: Vivian Silva/PMM

O professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenador do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA), Henrique Ortêncio Filho, lembra que as pessoas desconhecem o valor ambiental dos morcegos que deve sobrepor a mitos e lendas.

“Em geral a população teme, rejeita e até mata esses animais que são importantes polinizadores, dispersores de sementes, predadores de insetos e outros animais que poderiam trazer danos para a agricultura e ao ser humano”, destaca o pesquisador.

Resultado de imagem para morcego mamadeira

Únicos mamíferos verdadeiramente capazes de voar, os morcegos estão divididos em mais de 1300 espécies. Aproximadamente 500 espécies de plantas tropicais são polinizadas pelos animais. Nem todos os morcegos são hematófagos, com a presença de insetívoros, polinívoros e com outros hábitos alimentares. A maioria inicia suas ações ao anoitecer e alguns morcegos podem comer quantidades correspondentes a uma vez e meia o seu peso em uma só noite.



A Noite dos Morcegos conta com o apoio da Prefeitura de Maringá e é uma realização do GEEMEA, Departamento de Ciências, Museu Dinâmico Interdisciplinar, Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada da UEM e do Programa para a Conservação de Morcegos do Brasil.

Via Diretoria de Comunicação PMM



Postado por: Enjoy Maringá

Mais acessadas

Veja as mais acessadas na última semana
25 coisas sobre Maringá, pela Após 8 meses morando em...
Ingressos dos shows da Expoingá Começaram a ser vendidos nesta...
Maringá Gratuita 2016 Pensando no momento econômico...
Virada Cultural de Maringá 2016 Saiu a programação...
26 lugares em Maringá que Seu aniversário está...