Lançamento do livro de Ludmila Castanheira acontece nesta sexta-feira em Maringá

Capa de post: Lançamento do livro de Ludmila Castanheira acontece nesta sexta-feira em Maringá

Na próxima sexta-feira, a professora Ludmila Castanheira juntamente com a Editora Appris, convidam a todos que são apaixonados pela arte, pelo teatro, ou simplesmente pelo corpo e suas formas e performances, para o lançamento do livro "Performance Arte: Modos de Existência" que acontece a partir das 20h00, no La Bière Cervejas Especiais. Um livro sobre performance implica no corpo a corpo com o mundo e suas instabilidades. Por isso, não poderia haver outra forma de lançá-lo que uma informal e facilitada pela embriaguez.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto


Este livro gostaria de não ser livro.

"Ou ao menos gostaria de suspender as maneiras como costumamos ler. Se possível, este livro gostaria de não ser lido solitariamente e que não se faça silêncio ao lê-lo. Este livro quer ser lido de ponta cabeça, de frente para as janelas, no meio da rua, experimentando, tanto quanto possível, os riscos de atropelamento. Este é um livro-performance, de performance, sobre performance, inegavelmente feito com o corpo: músculos e secreções no encontro com outros corpos que o habitam. Desenha contornos tênues sobre os trabalhos idiossincráticos de performeros e performeras, capturando-os momentaneamente em suas trajetórias fragmentadas. Ao tomar parte nesses deslocamentos, este livro convida a participar das fricções em que o Eu se desmantela: no livro, a amizade é tomada como potência política, e quer fundar territórios de partilha. Este livro depende da disposição alheia.

Na medida em que corre o risco de, este livro busca escapar à armadilha de oferecer-se como receituário. Ele chama à criação de um conjunto de condutas qualificadas a partir das quais furar, dobrar, amassar, recriar práticas cotidianas: os "modos de existência" deliram sobre a possibilidade de reaver nosso envolvimento na recriação de nós e do mundo, a despeito da esmagadora sensação de impotência promovida pelas determinações do capital.

Este livro avança por descontinuidade. As páginas equivalem a fios de cabelos, amontoados de folhas secas, assemblages, mais do que a meridianos e placas: ao invés de oferecerem síntese, abandonam-se à deriva das associações possíveis. A escrita sobre a arte acaba (ela também) se tornando artística. Os Programas Performativos a invadem e tomam a maneira de descrever performances, revisar propostas teatrais e elaborar, enfim, toda ideia cuja pretensão seja vir a ser texto."

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Texto por Ludmila Castanheira <3

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!