Maringá pode sediar edição da Campus Party

Capa de post: Maringá pode sediar edição da Campus Party

Conhecer a infraestrutura local, ver de perto o potencial de Maringá no setor de tecnologia da informação (TI) e compartilhar conhecimentos. Com estes objetivos, o Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e a Prefeitura de Maringá se mobilizaram para trazer à cidade o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia. E ele gostou do que viu. A prova é que a cidade pode receber o evento.

Resultado de imagem para campus party
Foto: Reprodução Brasília 2017

Nesta sexta-feira (23), Farruggia esteve reunido com o prefeito Ulisses Maia, diretores do Convention e representantes da Software by Maringá, Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação do Noroeste do Paraná (SindTI), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), entre outras entidades.

Na ocasião, ficou definida a composição de uma comitiva que irá conhecer a estrutura da Campus Party de Natal, que será entre os dias 11 e 15 de abril deste ano. “Obviamente nós queremos que esse evento venha Maringá, tendo em vista a importância dele. No entanto, precisamos saber mais detalhes e conhecer detalhadamente o projeto”, comentou Ulisses. A definição de uma provável data também precisa ser discutida.

De acordo com Farruggia, Maringá apresenta todas as condições para sediar a Campus Party. “Percebo a vontade do Convention Bureau, da prefeitura e dos empresários e entidades em fazer a Campus Party aqui. Meu sonho seria fazer de Maringá a capital da Campus Party no Sul do país. Atualmente, 30% do campulseiros que vão a São Paulo são do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Seria uma excelente oportunidade ver Maringá sendo referência para todos”, afirmou.

Agenda cheia

Farruggia chegou a essa conclusão após participar, na quinta-feira (22), de visitas a empresas e organizações na área de TI, entre elas a DB1 Global Software e a Evoa, aceleradora de startups. À noite, no Bloco C-34, no Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ele ministrou a palestra "Fell The Future”, que trouxe à tona debates sobre a revolução digital.

“Estamos trabalhando desde o ano passado para tentar trazer uma edição da Campus Party para Maringá. Trata-se do papel do Convention de apoiar a captação de eventos e divulgar as nossas vocações e infraestrutura”, pontua o presidente do Convention, Alysson Thomasi.

Antes de agendar a vinda de Farruggia a Maringá, Convention e Prefeitura realizaram visitas técnicas em Salvador, São Paulo e Pato Branco. “É um investimento que vale a pena devido ao impacto econômico e à visibilidade que um evento deste porte pode oferecer”, completa a superintendente executiva do Convention, Yara Lisnchoten.


Foto: Reprodução

O setor

Maringá e região concentram mais de quatro mil profissionais e 400 empresas de desenvolvimento de software. A importância da área de TI é reforçada pelo Masterplan, que apontou a tecnologia da informação como um dos cinco setores-chave da economia. Elaborado pela PwC, o Masterplan planeja a cidade até 2047 e mostra que a TI tem grande potencial de crescer e para contribuir com o desenvolvimento de outros setores.

Outra prova da consolidação de Maringá como polo da Tecnologia da Informação está na realização de eventos voltados para o segmento.

Entre eles está o TICNOVA, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do sul do país, composto por palestras, minicursos e workshops para promover a integração de pessoas, incentivar a geração de empresas, produtos e serviços inovadores por meio de atualização tecnológica, difusão de tendências, aplicação de conceitos e geração de inovação. A realização é da Software by Maringá, entidade que reúne mais de 100 associados.

Outro evento que promete fomentar a geração de negócios no setor de TI é o Next Business Innovation Show (NextBI Show), que será em setembro e espera mais de 3 mil pessoas. Trata-se de mais um evento que reforçará a vocação local para o setor de TI e que foi idealizado pelos gestores da Turbo Ideias Potentes e a Euphoria Eventos.

Via Maringá CVB

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!