ENTRADA FRANCA

Maringá recebe o espetáculo 'Donantônia' nesta quinta e com entrada gratuita

Capa de post: Maringá recebe o espetáculo 'Donantônia' nesta quinta e com entrada gratuita

Nesta quinta-feira, dia 24 de maio, Maringá recebe o espetáculo “Donantônia”, do londrinense Núcleo Ás de Paus. A apresentação será às 20h no Teatro Calil Haddad e integra o projeto Escala Cultural, da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro.


Foto: Thaísa Pucca

“Donantônia” é o terceiro espetáculo do Núcleo Ás de Paus, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014, após a criação de “A Pereira da Tia Miséria” (2010) e “Singra” (2013). A classificação indicativa é para 12 anos. Antônia é uma senhora que adora receber visitas e, entre uma conversa e outra, um pedaço de bolo e uma xícara de café, revive lembranças de um passado distante, revelando velhos conflitos que se tornam presentes diante do público. Aquele que ingressa na casa de Antônia é também convidado a se lembrar dos tempos idos, das escolhas que formam a trama e o significado desta jornada que chamamos de vida.


Divulgação

Esta montagem possui como foco, além dos elementos de prolongamento do ator como bastões, máscaras e pernas de pau, investigações concernentes à construção e direção coletiva de uma obra teatral. Para a construção da dramaturgia, a companhia convidou a escritora paulista Yara Camillo, que elaborou o texto junto com o desenvolvimento do trabalho. A direção musical é de Thunay Tartari, integrante do Ás de Paus, que concebeu canções originais para o espetáculo. Apesar de ser no Teatro Calil Haddad, o público é reduzido a 60 pessoas, pois cena e plateia ocupam o mesmo espaço (em cima do palco do teatro), como um espaço alternativo.


Divulgação

O grupo – O Núcleo Ás de Paus é resultado da união de artistas focados na construção de uma investigação teatral colaborativa, na qual os atores são também diretores e produtores de suas criações. Desde sua formação em 2008, o Ás de Paus desenvolve sua pesquisa com base no trabalho vocal por meio de canções e pela utilização de pernas de pau, máscaras e bastões – denominados prolongamentos do ator e da atriz –, em busca de suas potências estéticas e poéticas, seja nas salas de teatro ou ao ar livre.


Foto: Thaísa Pucca

O projeto – O Escala Cultural é coordenado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura e teve início em Maringá no mês de março, trazendo o importante Grupo Galpão. Como o próprio nome do projeto sugere, busca selecionar espetáculos teatrais que estejam circulando pelo País (cumprindo editais de circulação, participando de festivais e mostras ou realizando apresentações isoladas), fazendo com que eles deem uma “paradinha” por aqui, inserindo o município em seus roteiros. Em alguns casos, também serão selecionados espetáculos que estejam em temporada nas suas cidades de origem ou que nunca tenham vindo antes para essa região. Trata-se de um projeto de programação cultural permanente, com atrações mensais e, sempre que possível, itinerantes.

Os idealizadores do Escala foram os produtores culturais Rachel Coelho e Wellington Guitti, da Expressão Criação e Produção Cultural. A ideia se tornou possível por meio da Lei Rouanet e dos patrocínios da Fertipar, Fortgreen, Ferrari Zagatto, Dicomp Distribuidora e Crivialli Brasil, com fomento do Instituto Cultural Ingá.

---
Serviço
Espetáculo “Donantônia”
Núcleo Ás de Paus (Londrina/PR)
Dia 24 de maio (quinta-feira) às 20h no Teatro Calil Haddad
Entrada gratuita. Ingressos distribuídos 1h antes, somente um por pessoa, na bilheteria do teatro.
Lotação: 60 pessoas
Classificação: 12 anos
Duração da peça: 1h15. Haverá debate após a apresentação.

escrito por Adriane

Posts Relacionados

Capa de post: Cemitério dos Caboclos
ENTRADA FRANCA

Cemitério dos Caboclos

por Adriane


Ponto de encontro de muitos mistérios que contam parte da história primitiva da região de Maringá. Situado entre Floriano e Paiçandu, o Cemitério dos Caboclos…

Ler mais
Capa de post: Chegada do Papai Noel atrai mais de 40 mil pessoas
ENTRADA FRANCA

Chegada do Papai Noel atrai mais de 40 mil pessoas

por Adriane


A programação do Natal começou às 19 horas com apresentações musicais, quando centenas de pessoas começaram a ocupar as arquibancadas montadas na avenida…

Ler mais
Capa de post: Isso é Trapaça - Board Games Maringá
CULTURA

Isso é Trapaça - Board Games Maringá

por Adriane


O grupo “Isso é Trapaça!” é formado por seis membros fundadores e todos Boardgamers inspirados. A origem do evento aconteceu quando percebemos que aqui na região…

Ler mais
Capa de post: Ecos do Ingá
CULTURA

Ecos do Ingá

por Adriane


ECOS DO INGÁ - Mostra de Música Instrumental - 1ª Edição ChorinhoMostra de Música Instrumental Ecos do Ingá ocorreu no último domingo (22), no Parque…

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!