V Colóquio de Feminismo Negro da UEM homenageia Marielle Franco

Capa de post: V Colóquio de Feminismo Negro da UEM homenageia Marielle Franco

Nesta terça-feira (24), o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), deu início ao V Colóquio de Feminismo Negro. O tema central do evento deste ano discute as “Diferentes formas de genocídio da mulher negra”.

A solenidade de abertura contará com a apresentação do Movimento Baque Mulher Maringá. Em seguida, haverá a palestra com a pesquisadora Isadora de Assis Bandeira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e com a professora da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). Na quarta-feira (25), a partir das 15 horas, a programação do Colóquio também inclui Roda de Conversa com o tema “Lesbiandade”. No período da noite, às 19h30, haverá palestra com a pesquisadora da USP, Rosane Borges.

Na quinta-feira, dia 26, às 14 horas, será exibido o filme “Cara gente branca”, no Bloco H-35. Em seguida haverá uma Roda de Conversa sobre o tema. À noite, a partir das 19h30, a professora da USP, Natália Neris, apresentará a palestra “Ciberativismo e Violência na Rede”. Durante os três dias de Colóquio será mantida uma exposição, no hall da Biblioteca Central dos Estudantes (BCE), em homenagem à vereadora da cidade do Rio de Janeiro-RJ, assassinada em março deste ano.

As inscrições podem ser feitas no site do evento para pedir as horas extracurriculares, porém o evento é gratuito e aberto a comunidade.





>> CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO! .<<

De 23 a 30/07
Exposição "As várias formas de genocídio da mulher negra - com homenagem a Marielle Franco"
Local: Biblioteca Central dos Estudantes - BCE/UEM

24/07
19h: Abertura com apresentação cultural do Baque Mulher de Maringá;
19h30: Mesa redonda com a antropóloga mestranda Isadora de Assis Bandeira (UFSC) e a transfeminista Nicole Machado (UNILA/Foz).

25/07
15h: Roda de conversa sobre "Lesbiandade" com a presença da antropóloga Isadora de Assis;
19h30: Palestra com a jornalista e Profa. Dra. Rosane Borges (USP).

26/07
14h: Exibição do filme "Cara gente branca" no auditório do bloco H-35
16h: Debate do filme
19h30: Palestra com a Natalia Neris, Doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP), Mestra em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua em projetos de pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (GEPPIS) da Universidade de São Paulo e Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/CEBRAP). Foi professora no curso de graduação em Serviço Social na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo (FAPSS-SP) entre 2015 e 2016. Atualmente é pesquisadora no InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia onde coordena a linha Desigualdades e Identidades.

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!