Notícia - Arte e Cultura

Compartilhar:

8º Festival de Bonecos de Maringá inicia hoje a programação com oficinas gratuitas

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), promoverá entre os dias 15 e 19 de agosto, o 8º Festival de Bonecos de Maringá (Festebom). O evento fomenta a cultura do teatro de bonecos a partir de atrações descentralizadas, bem como oficinas de confecção destes objetos e contação de histórias entre os dias 6 e 14, com inscrições gratuitas para todos os públicos.



A homenageada neste ano é a bonequeira paranaense Tadica Veiga, figura expoente no teatro e confecções de bonecos, com experiência de 23 anos na área. As atividades serão realizadas nos espaços culturais da área urbana e distritos (programação completa em anexo). São 13 companhia envolvidas, com artistas oriundos de Maringá, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Londrina. Inserido no calendário oficial do município desde 2009, por meio da Lei nº 8.328, o Festebom reforça a tradição dos bonequeiros a partir de atividades e intercâmbio entre artistas do ramo. O secretário de Cultura, Miguel Fernando, destaca a relevância do evento para a expansão da cultura em Maringá.


Apresentação Danilo Furlan/Foto: Renato Domingos

"Novas linguagens, experimentações, intervenções e propostas vêm ganhando cada vez mais espaço, seja por inciativas empreendedoras ou independentes, seja pelos estímulos diversos da administração. Dentre as linguagens de maior resistência pela cidade, sem dúvidas, está a do teatro de bonecos e objetos animados", confirma o secretário.

Oficinas
As oficinas têm início na próxima segunda, 6, e seguem até o dia 14. Inscrições são realizadas pelo e-mail arteboabonecos@gmail.com. Serão aceitos no máximo 20 pessoas por oficina, que receberão certificado após a atividade. Confira a programação:

Oficina "Criando Boneco Gigantes"
Oficineira: Tadica Veiga
6, 7 e 8 de agosto. Das 19 às 23 horas.
Local: Centro de Ação Cultural (CAC) Avenida Paraná, n° 793

Oficina "Bonecos de Mamulengo"
Oficineiro: Leolil Lara
13 e 14 de agosto. Das 19 às 23 horas.
Local: Núcleo de Teatro de Bonecos da UEM Av Colombo, 5790. Bloco O08 (Tum)

Oficina "Da Sucata ao Boneco"
Oficineira: Rô Fagunes
13 e 14 de agosto. Das 19 às 23 horas
Local: Centro de Ação Cultural (CAC) Avenida Paraná, n° 793

Oficina "Contando Histórias com Teatro de Sombras"
Oficineiro: Danilo Furlan
13 de agosto, das 8 às 11 e 14 às 17 horas
Local: Casa da Cultura (Av. Sophia Rasgulaeff, 693)


Já os espetáculos do VIII Festebom (Festival de Bonecos de Maringá), terão início no próximo dia 15, e prossegue com apresentações gratuitas até o dia 19 de agosto, em diversos espaços de Maringá, incluindo espetáculos nos distritos de Iguatemi e Floriano.


VIII Festebom - Festival de Bonecos de Maringá

Esse ano, o festival contará com a participação de 13 companhias, sendo seis delas de Maringá, entre grupos de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Londrina. Além das apresentações, o Festebom traz também diversas formas de oficinas para a população. As oficinas terão início no dia 6 de agosto, e se estendem até o dia 14, com inscrições grátis para todos interessados.


(clique na imagem para ampliar)


Para mais informações acesse a página do facebook do evento oficial, clicando no botão abaixo!




Realização: Secretaria de Cultura (44) 3221-6100



Postado por: Enjoy Maringá

Mais acessadas

Veja as mais acessadas na última semana
7 Lugares em Maringá para você Você sabia que a população japonesa em...
Democrático Music Festival terá Pelo segundo ano consecutivo, o Democrático Music...