Notícia - Arte e Cultura

Compartilhar:

FLIM 2018 anuncia atrações confirmadas e novo local

A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que será realizada entre os dias 21 e 25 de novembro, contará com show do ex-Titãs Arnaldo Antunes e finalistas de edições do Premio Jabuti, considerado o mais tradicional prêmio literário do país. Arnaldo Antunes - um dos grandes nomes do rock nacional e ex-integrante do grupo Titãs - conquistou o Prêmio Jabuti em 1992 na categoria Poesia. Tendo influências do concretismo, da cultura pop e do próprio rock and roll, publicou em 1983 o “OU E”, seu primeiro livro.




O secretário de Cultura, Miguel Fernando, explica que a presença de Antunes está entre as estratégias de inserir a Flim dentro do calendário literário nacional. “A Flim terá esse artista multitemático da música, do campo poético e das artes plásticas, sempre presente nas maiores festas literárias do país, entre elas a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)”, lembra. A Flim contará com o poeta e cronista Fabricio Carpinejar, vencedor na categoria Contos e Crônicas do Prêmio Jabuti com a coletânea de crônicas Canalha!. O escritor ganhou notoriedade com o programa “A máquina” da Rede Gazeta, sendo conhecido popularmente com as participações do programa Encontro da Fátima Bernardes. Destaca-se como uma referência sobre a discussão do imediatismo, o ócio criativo e a vida.

Resultado de imagem para premio jabuti

Outro finalista do Prêmio Jabuti que participará da Flim é a escritora Carola Saavedra. Sua obra Flores Azuis de 2008 também foi eleita como o melhor romance pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. A escritora ainda esteve na lista dos vinte melhores jovens escritores brasileiros da renomada revista literária Granta. Antunes, Carpinejar e Saavedra foram selecionados pelo trabalho conjunto da comissão curadora que reúne representantes de diversos segmentos da sociedade ligados à literatura e da curadoria da Flim, sob responsabilidade do jornalista, escritor e diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira. O curador é criador do Rascunho, um dos mais importantes jornais especializados em literatura do país.

Resultado de imagem para Consciência Negra

A 5ª edição da Flim será realizada no mês da celebração nacional da Consciência Negra, tendo como tema as “Resistências” com o objetivo de dar visibilidade às mulheres, negros, índios, refugiados e aos LGBTs. Para ampliar a comercialização de livros, a FLIM acontece em novo local, em ponto com grande concentração de universitários. O estacionamento de entrada do Estádio Willie Davids receberá toda estrutura de estandes a ser licitada. Na Travessa Jorge Amado ao lado do Mercado Municipal acontecem os espetáculos culturais.

A FLIM tem sua patrona!
A escritora, poetisa, romancista e ensaísta, Conceição Evaristo está confirmada para a FLIM 2018. Proveniente do movimento literário pós-modernista, a patrona participará de uma ação que antecipará a nossa Festa, a Pré-FLIM, que acontecerá em outubro. <3

VIA PMM



Postado por: Enjoy Maringá

Mais acessadas

Veja as mais acessadas na última semana
7 Lugares em Maringá para você Você sabia que a população japonesa em...
Democrático Music Festival terá Pelo segundo ano consecutivo, o Democrático Music...