Gravações do filme sobre história da música maringaense seguem até setembro

Capa de post: Gravações do filme sobre história da música maringaense seguem até setembro

A produção foi contemplada pelo Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura e o processo de produção pode ser acompanhado pelas mídias sociais

O projeto “Cidade Canção: os primeiros anos da música maringaense”, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura - SEMUC, vai documentar em vídeo a história dos primeiros anos da música maringaense. As gravações começaram em agosto e prosseguem ao longo deste mês.

O recorte do filme, que compreende os anos de 1949 a 1979, foi escolhido porque nesse período surgiu uma identidade musical muito forte em Maringá. Como a cidade estava sendo colonizada, influências de várias regiões brasileiras marcaram a produção local, inspirando artistas que se apresentavam em bailes, nos clubes e nas rádios.

O objetivo do projeto é mostrar a importância dessa fase de efervescência cultural por meio de entrevistas com membros de bandas, cantoras/es, compositores e outras fontes que viveram na época. Notícias de jornais e documentos de acervos históricos também serão utilizados na pesquisa e montagem do filme. “A música é uma forma de expressão que marcou a história de Maringá, inclusive, até o nome da cidade é um exemplo dessa relação”, destaca Lincoln Copceski, coordenador do “Projeto Cidade Canção”.

O privilégio de ouvir as fontes que vivenciaram esse momento tão rico da música na cidade e registrar depoimentos e histórias em vídeo também foi mencionado por Lincoln. “Por meio do projeto, as próximas gerações poderão saber mais sobre as manifestações culturais e artísticas de Maringá. É uma oportunidade única, pois não há nada nesse sentido registrado em audiovisual. Além de documentar memórias do período, o filme vai explorar de forma sensível a passagem do tempo e a força da música no imaginário coletivo”, afirma.

A exibição do documentário “Cidade Canção - Os primeiros anos da música maringaense” está prevista para novembro deste ano. O processo de produção e as pesquisas feitas para construir o filme serão compartilhados por meio da página no Facebook (/projetocidadecancao) e perfil Instagram (@cidadecancao).


Acompanhe

Facebook: www.facebook.com/projetocidadecancao
Instagram: www.instagram.com/cidadecancao

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!