Notícia - Sustentável

Compartilhar:

'Noite dos Morcegos' está com inscrições abertas e gratuitas

Estão abertas as inscrições para “A Noite dos Morcegos” que será realizada no dia 3 de outubro, entre as 19h30 e 22h30, no Parque do Ingá. O evento visa desmistificar histórias negativas e ressaltar a importância ambiental dos morcegos. Inscrições devem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/nERzEyN5mCwARVmz1 sendo apenas necessário, no dia do evento, a entrega de 1 litro de leite a ser repassado ao Provopar. Vagas são limitadas e o evento é aberto a todas as idades.


A trilha terá duração de aproximadamente 50 minutos, formada por 40 pessoas por grupo, quatro pontos de parada para observação de animais vivos com a apresentação da biologia dos morcegos por monitores e palestra sobre curiosidades e hábitos dos animais.

O gerente de Parques da Sema, Adeilson Silva, lembra que o evento, além de ser educação ambiental, é mais uma forma de atrair as famílias para o parque. “Nossa intenção é sensibilizar a comunidade para o cuidado da fauna, essencial para a preservação dessas áreas verdes. Outra mensagem que também queremos deixar é a de que todos somos responsáveis pelos parques”, destaca.


Resultado de imagem para morcegos
Via Mundo dos Animais


O professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenador do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA), Henrique Ortêncio Filho, ressalta que o apoio da Prefeitura assegura maior amplitude ao evento e destaca a importância dos morcegos para preservação do parque.

 animals bat cute animals oh no you didnt GIF

“Cerca de 12 espécies que atuam na manutenção do parque com a polinização, dispersão de sementes e controles de insetos e outros animais. Independente do hábito alimentar (apenas 3 das 1300 espécies são hematófagas) o morcego não é vilão da natureza”, frisa Ortêncio Filho.

Resultado de imagem para batima

Aproximadamente 500 espécies de plantas tropicais são polinizadas pelos morcegos, únicos mamíferos verdadeiramente capazes de voar. Há a presença de insetívoros, polinívoros e animais com outros hábitos alimentares. A maioria inicia suas ações ao anoitecer e alguns morcegos podem comer quantidades correspondentes a uma vez e meia o seu peso em uma só noite.


Noite dos Morcegos 2017 - Foto: Vivian Silva/PMM

A Noite dos Morcegos é uma realização do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA), Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), Departamento de Ciências, Museu Dinâmico Interdisciplinar, Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada da UEM e do Programa para a Conservação de Morcegos do Brasil.


 cute animals eating bat nom GIF


Saiba mais
Gerência de Parques da Sema - Fone: 3901-2318
INSCRIÇÕES GRATUITAS: https://goo.gl/forms/nERzEyN5mCwARVmz1



Postado por: Enjoy Maringá

Mais acessadas

Veja as mais acessadas na última semana
Festival Gastronômico vai eleger Alô Maringá, vocês estão...
A 3ª edição do 'SÓ EM CENA' Projeto acontece entre os dias 9 e 18 de novembro e...
Rappin' Hood faz show de graça em A Semana do HipHop, entre os dias 20 e 25 de novembro,...