Relacionamento homoafetivo é tema de espetáculo teatral em Maringá

Capa de post: Relacionamento homoafetivo é tema de espetáculo teatral em Maringá

O mês de novembro começa com estreia teatral. “O mais íntimo de nós”, espetáculo de Guilherme Veneral e Leonardo Fabiano, inicia sua trajetória no dia 1º/11 no Teatro Reviver e fará seis apresentações, quatro delas com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A peça tem texto de Carolina Santana e direção de André Anelli e foi uma das contempladas no Prêmio Aniceto Matti, da Secretaria Municipal de Cultura.



O enredo mistura ficção e autobiografia: dois amigos que, no decorrer da amizade, se descobriram apaixonados um pelo outro e começaram uma relação que nunca teve um nome, não foi classificada como “namoro” ou “amizade colorida”. Esses amigos são os atores Guilherme Veneral e Leonardo Fabiano que, durante o relacionamento, tiveram a ideia de realizar o projeto, o primeiro que escrevem e executam juntos.


Foto: Renato Domingos

A aprovação do projeto coincidiu com o fim do relacionamento, mas não interrompeu os planos. “Decidimos fazer porque é muito mais do que falar sobre a gente. Como diz o texto, ‘nós’ não somos apenas dois. Estamos falando de toda uma comunidade, toda uma representatividade”, diz Fabiano. E a peça é de todos e para todos, pois houve a preocupação de incluir a tradução em Libras, feita por duas intérpretes e também pelos atores em cena.

Para o diretor, lidar com o íntimo dos atores como inspiração laboratorial foi um desafio. “É partir do íntimo mas trazer uma obra que abrace o coletivo, partir do ‘eu’ para falar de ‘nós’. Acredito ser este o desafio da arte: não importa de onde partimos, precisamos fazer com que isso atinja quem assista e, a partir de então, gerar modificações”, comenta Anelli. Temas como amor, intimidade e preconceito perpassam o texto, que foi escrito a partir de relatos e compartilhamento de lembranças e documentos pessoais, como cartas e fotografias. “A gente estava instigado a falar sobre um casal homoafetivo, sobre como é a vida normal deles, porque isso sempre é representado de uma maneira muito negativa e muito trágica e a gente queria colocar outra possibilidade, além dessa, em cena”, explica Veneral. Um dos objetivos era buscar a naturalidade dessas relações.


Foto: Renato Domingos

“Desenvolvo um trabalho, tanto no teatro quanto na performance, que vai muito nessa linha de pegar algo pessoal e descobrir como isso pode ser social, como algo meu pode reverberar em outras pessoas. Nada é tão pessoal que ninguém nunca tenha passado nem se identifique”, diz Fabiano. Segundo os atores, uma das motivações foi também o fato de existirem diversos casos de homofobia em Maringá. “Precisávamos sim falar de amor. Precisávamos falar do nosso beijo, de quem viu e quem não viu e quem não quis ver”, diz o texto da peça.


SERVIÇO
Espetáculo teatral - “O mais íntimo de nós”
Dia 1º/11 – Teatro Reviver (com intérprete de Libras)
Dia 2/11 – Teatro Reviver
Dia 3/11 – Teatro Reviver (com intérprete de Libras)
Dia 6/11 – Teatro Barracão (com intérprete de Libras)
Dia 7/11 – Teatro Barracão (com intérprete de Libras)
Dia 23/11 – Teatro Reviver

Sempre às 20h30
Entrada franca
Classificação Livre

Ficha técnica completa
Elenco: Guilherme Veneral e Leonardo Fabiano
Dramaturgia: Carolina Santana
Direção: André Anelli
Intérpretes de Libras: Francielle Lopes e Nelia Teixeira
Produção: Danielli Pasquini, Guilherme Veneral e Leonardo Fabiano
Assessoria de Imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Concepção de luz: André Anelli
Operação de luz: Marta Cecília Chagas
Sonoplastia: André Anelli
Cenografia: Leonardo Fabiano
Concepção de figurino: Leonardo Fabiano, Sherida Machado, Guilherme Veneral e André Anelli
Confecção de figurino: Sherida Machado e Amanda Reis
Fotografia e Filmagem: Renato Domingos e Circular Cultural
Identidade visual: Sidnei Puziol
Ilustrações: Mariany Bianconi
Agradecimento: Projeto Desperte


PARA SABER MAIS SOBRE ESSE E OUTROS EVENTOS EM MARINGÁ, ACESSE A NOSSA AGENDA CLICANDO AQUI.

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!