Inatividade Física e má alimentação

Capa de post: Inatividade Física e má alimentação

Fatores que promovem o aumento no número de pessoas com sobrepeso e obesidade no mundo.



O número de pessoas inativas fisicamente e que se alimentam mal tem aumentado cada vez mais no Brasil e no mundo. A má alimentação seguida do sedentarismo tem se tornado um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças como a obesidade e problemas associados a ela como diabetes, cardiopatias, hipertensão, entre outras. Um estudo realizado em 2013 e publicado em 2014 na revista LANCET fez um levantamento de 188 países entre os anos de 1980 e 2013 de dados de prevalência de sobrepeso e obesidade.

No mundo todo, a proporção de adultos com IMC (índice de massa corporal) acima de 25 kg/m² teve um aumento de aproximadamente 21% entre homens e mulheres. Nos países desenvolvidos a prevalencia de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes foi de 23,8% dos meninos e 22,6% das meninas. Em países em desenvolvimento isso foi de 12,9% para os meninos e 13,4 % para as meninas. Nos adultos a prevalencia de obesidade ultrapassou os 50% em homens de Tonga e de mulheres no Kuwait, Kiribati, Estados Federativos da Micronésia, Líbia, Qatar, Tonga e Samoa. O Brasil é o quinto país com o maior número de obesos em todo o mundo sendo que 52,5% são homens e 58,4% mulheres, o primeiro no ranking mundial é os Estados Unidos, seguido por China, Índia e Rússia. Esses números demonstram que ao passar dos anos, a população esta se tornando cada vez mais obesa, devido à indústria incentivar o consumo de comidas mais calóricas e poucas nutritivas como também a modernização e avanço tecnológico que têm levado as pessoas a um cenário de sedentarismo. Recomendações anteriores da OMS (organização mundial da saúde) diziam que as pessoas necessitavam de 30 minutos de atividade física três vezes por semana, no entanto isso ao longo dos anos se mostrou insuficiente e atualmente se faz necessário 30 minutos cinco vezes semanais, o que futuramente poderá ser pouco também.

Associar atividade física a uma alimentação saudável é a melhor forma de viver com mais saúde e qualidade de vida. Pratique atividade física e mude a alimentação, seu corpo agradece.

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!