Manual básico de como não cair em mentiras da internet

Capa de post: Manual básico de como não cair em mentiras da internet

Seis dicas de como não espalhar boatos pelas redes sociais.

Asdas

Muitos de vocês já devem ter ouvido a famosa frase “Se está na internet, então é verdade”. Eu, irônica como uma típica escorpiana, adoro tirar sarro de notícias falsas na internet, inclusive, chego a compartilhá-las (com uma legenda bem tosca) para tirar ainda mais sarro e rir com meus colegas, porém, nem todas as pessoas são boas entendedores da arte da ironia.

Resultado de imagem para fake news

Pois bem, aprendemos desde pequenos o que é mentira e que há gente com más intenções no mundo, certo? Eu acredito que não há como “desaprender” algo que desde nossa infância nos foi claramente ensinado, tanto por nossos pais, tutores ou na escola.

No final dos anos 90 e início dos 2000, o computador e a internet começaram a se popularizar entre os brasileiros de classe média. De 2005 para os dias de hoje, a internet virou um fenômeno, especialmente devido o advento das redes sociais (vide Orkut, Myspace e Facebook), e crimes virtuais e mentiras na web também se popularizaram, obviamente.

Social Media Wtf GIF by Stefanie Franciotti

Bom, você deve estar se perguntando por que estou fazendo um texto só para falar sobre algo óbvio, mas será que é tão óbvio assim? Quantas vezes já não aconteceu de você compartilhar uma notícia falsa sem querer? Vou dar um exemplo: Seu país se encontra em meio às eleições presidenciáveis, período truculento para qualquer democracia ocidental, e você resolve abrir seu Facebook. De repente, aparece na sua linha do tempo aquela notícia bombástica sobre o adversário de seu (sua) candidato (a), que te deixa INDIGNADO (A).

Então, você, sem ao menos verificar a fonte, a data da notícia e nem mesmo abrir o bendito link da postagem, compartilha a notícia furioso (o), xingando o ser EM CAPS LOCK, PORQUE VOCÊ ESTÁ MUITO REVOLTADO!!!!!11. Então, acontece que, alguém te dá um toque, apontando que a notícia é falsa e já foi desmentida por tais motivos. Você morre de vergonha, apaga o link e finge que nada aconteceu, mas muita gente lembra, e tira sarro da sua cara, mesmo você não sabendo.

Um detalhe importante é que a pessoa que te alertou não tem necessariamente um QI muito maior do que o seu, ela simplesmente se atentou a simples detalhes que, na hora da emoção, você não conseguiu se atentar. Isso provavelmente já aconteceu com todo mundo, comigo também, porém, dependendo do tipo de profissão exercida por você e da gravidade da notícia falsa, as consequências podem ser grandes.

Notícias falsas (ou hoax) não só viram piada, mas podem servir de ofensa para muita gente. Você pode perder amigos por isso, e se por acaso for uma pessoa pública e divulgar notícia falsa, saiba que perderá grande parte de sua credibilidade.

Marcy Borders Mirror GIF

Por isso, farei um manual para você evitar ao máximo cair nesse tipo de roubada:

1- Abra o link e leia a notícia antes de compartilhá-la: Isso é o básico. Não se pode compartilhar algo apenas pelo título sem ao menos verificar a veracidade da informação. Você pode ver uma notícia bombástica passando em sua timeline e, no calor da emoção, compartilhá-la sem ao menos abrir o link, que pode estar quebrado (ou seja, levar a uma página que não exista), que pode direcionar a outro link que aborde outro assunto, que pode passar vírus para o seu computador, que pode ser GIFs que dão susto (e para pessoas cardíacas, isso é um mal terrível), entre outras situações possíveis.

Im GIF

Dessa forma, você pode estar espalhando o ódio e pânico nas redes sociais gratuitamente, para depois descobrir que tudo se tratava de uma pegadinha de mau gosto. Por isso, abra o link e leia a notícia na íntegra para depois pensar em compartilhar.

2- Verifique a fonte da notícia ou fato: Essa é uma dica essencial. A fonte da notícia seria o veículo em que a mesma foi publicada, por um exemplo: O Globo, a Folha de São Paulo, o Estadão, etc. Existem veículos que foram criados exclusivamente para pregar pegadinhas, tais como o Sensacionalista, Diário Pernambucano, G17, e outras. Esses sites foram criados com objetivos humorísticos, e muita gente sabe disso, portanto, se vir alguma notícia com o título absurdo e cuja fonte seja o Sensacionalista, saiba que se trata apenas de uma brincadeira, não compartilhe o post como sendo algo sério, se não quiser pagar AQUELE mico.

Resultado de imagem para fake news meme

3- Verifique a data em que a notícia ou fato foram publicados: Pode parecer absurdo, mas tem muita gente à toa e desocupada que resolve pesquisar notícias antigas na internet e compartilha-las para que todos acreditem que seja algo recente. Imagine que, no caso, a notícia seja a divulgação de uma festa à fantasia que ocorreu no dia 20 do mês passado, e você resolve compartilhar a mesma, achando que a festa ocorrerá no dia 20 desse mês. Então, você, todo (a) empolgado (a), arranja uma fantasia de elfo estilosa, chama a galera para ir junto, e então aparecem na casa de eventos fantasiados (as) de elfos sem contexto algum um mês depois da festa. Pensa no micão… pois é… por isso, confira as datas das postagens certinho, ok?

4- Verifique a mesma notícia em diferentes fontes: Não é porque a notícia foi publicada em um site ou jornal de credibilidade que o mesmo está isento de equívocos, tanto que em várias edições de um jornal, existem notas de esclarecimentos e pedidos de desculpas sobre equívocos nas edições anteriores. O erro do jornalista tem pouco a ver contigo (a menos que você seja jornalista), mas, se a notícia realmente for relevante, pesquise no Google, Yahoo ou outra ferramenta de busca, a abordagem da mesma notícia em outros meios de comunicação. Cada meio tem o seu ponto de vista, não existe jornalismo imparcial, lembre-se disso (palavras de uma futura comunicadora).

Resultado de imagem para fake news meme

5- Veja QUEM está compartilhando a notícia antes de você: Quando se está numa rede social, todos podem ter acesso a um site ou página jornalística. Você pode ter visto a notícia pela primeira vez através de uma página curtida ou seguida por você, ou mesmo através de um amigo ou conhecido seu. Se for o segundo caso, relembre o perfil da pessoa. É uma pessoa séria? Despojada? Conservadora? Liberal? Divertida? Inteligente? Pois tudo na personalidade e opinião da pessoa afetará nas publicações da mesma. Você se identifica com essa pessoa? Crê que a mesma é uma pessoa honesta, confiável? Pense nisso um pouquinho, pensar não dói.

6- NÃO COMPARTILHE um vídeo polêmico que esteja em uma língua desconhecida por você (a menos que seja flagrante).
Repito, NÃO FAÇA ISSO! Muita gente adora usar essa pegadinha para manipular as outras pessoas. Por exemplo, o vídeo de uma mulher falando árabe (língua desconhecida pela maioria de nós) pode ser legendado, fielmente ao que ela diz ou não. Ela pode estar apenas dizendo como foi o seu dia, e uma pessoa mal-intencionada pode associar sua fala a uma ameaça do Estado Islâmico, para espalhar o caos e o preconceito a pessoas árabes. Por isso, NÃO caia nesse tipo de roubada, não compartilhe vídeos polêmicos de língua desconhecida (ao menos que haja o flagrante da ação, aí é outra história).


Esses e outros cuidados são essenciais para que qualquer bom internauta mantenha a paz nas redes sociais.

E lembre-se, errar é humano, mas insistir no erro é tolice.


escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!