Maringá X Agroecologia

Capa de post: Maringá X Agroecologia

Você sabia que cada brasileiro ingeriu o equivalente a um galão 5 litros de agrotóxicos em 2009? Dados esses informados pela ANVISA em 2015. Sabia também que o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos em seus alimentos? Alguns já proibidos em diversos países, de acordo com a nota publicada pelo Brasil Post em abril deste ano. Preocupados com dados como esses, na manhã de hoje aconteceu o primeiro ‘Almoço Agroecológico da Roça na Universidade Estadual de Maringá’, na AFUEM (Associação dos funcionários da UEM), marcando o início da ‘V Semana Ambiental da UEM’.

O almoço contou com o lançamento do site "Naturingá - Cooperativa de Consumo Consciente e Comércio Justo" e também com o lançamento do Dossiê da Abrasco: UM ALERTA SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE. Esse evento organizado pelo professor José Ozinaldo Sena, coordenador do Núcleo de Agroecologia e Agricultura Sustentável da UEM (Nads), além de marcar o início desse movimento, faz parte da criação da Cooperativa de Consumo Consciente, criada pelo mesmo e está em processo de formalização. Basicamente o intuito dessa cooperativa é estreitar os laços entre os produtores e os consumidores, oferecendo produtos de qualidade sem intermediários a um preço mais acessível. Foram criados grupos, dos quais um cuidará da promoção da cooperativa; outro, do processo de comercialização; o terceiro, da criação do estatuto; e o quarto, da organização da produção e das famílias dos produtores.



Os consumidores interessados nos produtos orgânicos poderão ter acesso ao catálogo, que vão desde verduras e legumes até doces, massas, iogurte e granja de produtores da região, no site www.naturinga.com.br, a partir dessa próxima semana. Conversamos com Guilherme Luca, 27, que esteve presente no evento de hoje: “O evento foi maravilhoso, uma grande oportunidade de ter informações sobre agroecologia e desenvolvimento sustentável (equilíbrio dos fatores econômico, social e ambiental). A experiência de comer sabendo que nenhum daqueles alimentos estão contaminados com agrotóxicos, também o despertar para um consumo consciente são muito importantes. Fico mais tranquilo em saber que a partir de agora venderão alimentos verdadeiramente saudáveis e acessíveis. A palestra foi chocante, os dados pesquisados mostram um consumo muito alto de veneno através do alimento no Brasil, causando problemas de saúde crônicos no ser humano. Essa palestra mostrou que realmente estamos acabando com tudo, com o ar, a água e o solo, fruto da cultura de consumismo desenfreado. É realmente preocupante e somente nós consumidores que podemos mudar isso, fazendo parte desse movimento também. Temos todo o poder em nossas mãos.”

Mais informações sobre o projeto serão mostradas aqui no site, mas quem quiser pode obter mais informações pode acessar a fanpage do NADS https://www.facebook.com/nucleoagroecologia ou em breve o www.naturinga.com.br

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!