Como Escolher Cerveja Artesanal?

Capa de post: Como Escolher Cerveja Artesanal?

Para quem não entende muito do assunto, é muito complicado e até constrangedor, escolher uma cerveja diante das variedades que estão disponíveis.

C:UsersGabriela MarinDesktopmaior_tema_cerveja_PRINCIPAL.jpg

Não é um bicho de sete cabeças! Trabalho com vendas de cervejas especiais e atendo a diversos públicos, desde os cervejeiros (eles também ficam na dúvida quando o assunto é escolher uma breja que ainda não conhecem) às pessoas que nunca beberam nada além das industriais.

Então, aqui estão algumas dicas para quem nunca experimentou as maravilhas artesanais:

- Não escolham a cerveja só porque o rótulo é bonitinho. Se você não conhece os estilos de cerveja, fique atento a isso! Comece por estilos mais leves, as minhas sugestões são as Pilsen, Weizen ou Weiss (cervejas de trigo), Witibier (cervejas de trigo do estilo belga, mais cítricas e refrescantes, com casca de laranja), Fruit Beer (cerveja com adição de frutas);

- Se você gosta de uma cerveja mais escura, procure o estilo Porter, algumas possui adição de chocolate, avelã, café...;

- Não peça uma cerveja encorpada sem saber o que é corpo! O corpo de uma cerveja, de uma maneira bem fácil de entender: imagina você tomar um copo de água e um copo de achocolatado, qual tem mais peso? Qual preenche mais a boca? Não necessariamente cervejas encorpadas são mais fortes!

- “Quero uma cerveja forte!” Forte em que? No álcool? No Amargor? Fica difícil só dizer forte;

- E como sempre dizem: “Toda Pilsen é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen”. Isso confunde algumas pessoas que chegam pedindo uma Lager, porém, Lager é uma das três grandes famílias cervejeiras, qual Lager você deseja? Pilsen? Vienna? Bock? Premium Lager? Geralmente, querem pedir uma Pilsen;

- Se você estiver em um local próprio de cervejas especiais, provavelmente irá ter uma pessoa que entende do assunto e que te ajudará a escolher a cerveja certa para você e até bater um papo sobre história, estilos...;

C:UsersGabriela MarinDesktophomi.jpg

- Não fique com vergonha em perguntar sobre a cerveja e falar sobre seu paladar, quanto mais informações disponíveis, maior a chance de acertar a cerveja escolhida.

Cerveja Artesanal é igual andar de bicicleta, uns já começam a pedalar de primeira, outros precisam ir devagar até pegar o jeito! Não adianta ir nas mais fortes se você não gosta, comece nas leves e vá aumentando aos poucos as doses de amargor e/ou álcool.

Aprecie a cerveja que seu paladar aceita e não a opinião alheia.

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!