Tiradentes, a cidade gracinha

Capa de post: Tiradentes, a cidade gracinha

Gracinha! Acho que a palavra mais usada por Hebe pra descrever pessoas, descreve super bem a cidade de Tiradentes. Uma das cidades históricas mineiras que estão mais perto do Sul de Minas e que sem dúvidas você não pode deixar de visitar. Na hora que eu cheguei em Tiradentes, desci do ônibus e comecei a andar procurando minha hospedagem, me senti dentro de um cenário da novela das 6. A atmosfera do lugar te pega na hora, você voltou no tempo, fez uma viagem ao passado e foi assim que me senti nos dias que fiquei em Tiradentes. As ruas irregulares de pedra, as igrejas antigas, a fachada das casas, tudo te convida à dar uma olhadinha num tempo que já se foi e isso é maravilhoso.

Tiradentes

O Que ver em Tiradentes:
Igrejas, museus e um retrato de um tempo que se foi.

Bom pra mim a principal atração é a cidade em si, o melhor programa é andar. Mas pra qual lado Matheus? Pra qualquer lado, deixa seus olhos te guiarem, vai seguindo o que te chama atenção. Toda rua, toda esquina da cidade vai te surpreender de algum jeito, pra quem gosta de arquitetura então nem preciso falar muito… é simplesmente sensacional.

img_6041-copy

Olha o que encontrei no interior de uma loja? Nem o dono sabe quanto tempo tem essa pintura no teto, incrível né?
Olha o que encontrei no interior de uma loja? Nem o dono sabe quanto tempo tem essa pintura no teto, incrível né?

Aqueles janelões, deixando as fachadas das casas ainda mais lindas, as portas de madeira, cada uma de uma cor diferente, é até difícil prestar atenção em outras coisas. Se você for na época que os ipês estão floridos então, um festival de cores, é o amarelo dos ipês, as cores das construções, tudo em perfeita harmonia.

Tiradentes
Como não amar?

Uma amiga mineira me deu uma dica que tenho que passar pra vocês também: Matheus, se você ver uma igreja aberta, entre. Pro meu “azar” só encontrei uma igreja aberta… mas nem posso chamar isso de azar né, acho que foi uma das igrejas mais lindas que já vi na vida. É a igreja Matriz, a segunda igreja com mais ouro no Brasil, o bagulho é doido, dourado pra tudo quanto é lado. Além disso a igreja é cheia de segredos legais, que eu só descobri porque aceitei que o guia acompanhasse a visita, aconselho bastante você fazer o mesmo, então é claro que não vou contar aqui tudo que ela me disse. Mas só pra você ter uma ideia, muitas famílias estão enterradas no chão da igreja e tinha até regra pra saber quem ia ficar mais perto do altar.

img_6163-copy

Além da igreja Matriz, a cidade tem outras igrejas, que também valem à pena visitar, infelizmente elas estavam fechadas quando eu fui, quem sabe você tenha mais sorte. Se já tiver visitado alguma das igrejas comenta aí pra gente saber se são tão lindas quanto à Matriz.

igrejas de tiradentes

Os museus de Tiradentes também são ótimas atrações, tem o museu casa Padre Toledo, o museu da Liturgia e o Museu de Santa Ana. Infelizmente durante os dias que fiquei na cidade o museu Padre Toledo estava em reforma e o museu da Liturgia estava fechado, então já digo, vale deixar a sexta e o final de semana pra conhecer Tiradentes, porquê é quando tudo vai estar funcionando haha.

Pra você não perder como eu:

  • O Museu da Liturgia funciona de quinta à segunda de 12 às 17h e domingos das 10 às 14h

  • O Museu Padre Toledo funciona de Terça à sexta das 10 às 17h, sábado das 10 às 16:30 e domingo das 09 às 15h

img_6190-copy


Dicas na hora de Comer

Tiradentes também é um lugar pra comer muita coisa gostosa, claro que aqui a estrela principal é a comida mineira, que eu já sou fã. Tem muita opção de restaurante por lá. O problema na maioria deles é o preço, e quanto mais perto da praça mais caro as coisas vão ficando. Comi no Caipirão e gostei muito, tem vários pratos mineiros e churrasco. A comida é bem gostosa e o preço é bom, acho que 21 reais por pessoa incluindo a sobremesa.

A culinária é tão importante pra identidade da cidade que lá rola um evento super legal, o Festival Gastronômico de Tiradentes. Vale a pena conferir, rola anualmente, então quem sabe você não se programa pra ir no do ano que vem?

Artes e Compras

Outra coisa que me encantou muito na cidade foi a quantidade de arte espalhada pra todo lado, ao redor do centro histórico tem inúmeras galerias de artes, ateliê de artistas, muita coisa legal pra ver. Você vai encontrar lá diversas interpretações da cidade pelas mãos de muitos artistas diferentes, não deixe de observar isso.
img_6219-copy

arte mineira

Para o artesanato local acho que a pedra sabão é um dos materiais mais usados, e tem cada coisa linda que se eu pudesse tinha comprado um de cada. Vasos, filtros, caixas, estátuas, objetos de decoração, tudo com uma cara bem típica. Os objetos feitos com metal também me chamaram muita atenção, é coisa bonita que não acaba mais pra ver. Então deixe um tempo bom pra passear com calma por todas as lojinhas, ver tudo bem devagar e admirar o trabalho incrível feito pelos artesãos mineiros.


img_6111-copy
Fiquei encantado com as pinturas desse artista, infelizmente esqueci de anotar o nome dele =(

Como Chegar em Tiradentes de ônibus.

Por último mas não menos importante, o principal acesso à cidade pra quem está viajando de ônibus, é através de São João del Rei. Da rodoviária de São João saem vários ônibus pra Tiradentes, Quem faz esse trecho é a viação presidente,clicando aqui você encontra todos os horários. Agora é só ir!

Já esteve em alguma cidade gracinha? Conta pra gente!! Para mais aventuras acesse o site: O Baú do Viajante!!



escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!