África: 5 Razões que farão se tornar o seu próximo destino

Capa de post: África: 5 Razões que farão se tornar o seu próximo destino

Por que viajar para a África?

Há muito tempo minhas mãos coçam para escrever sobre a maravilhosa África, agora parei e finalmente está saindo nosso primeiro post sobre o coração do mundo. Como todo mundo sabe a África é um continente e não visitei o continente inteiro, então vou falar em especial do Quênia que foi o país que visitei e morei por três meses. Mas acredito que existem sim alguns pontos em comum entre os países africanos.

Quando viajamos sempre temos em mente os objetivos da nossa viagem. Pessoas viajam para se aventurar, pela cultura, para experimentar novos pratos, curtir uma festa, fazer compras, pegar uma praia, conhecer novos amigos e por aí vão os milhões de objetivos de viagens pelo mundo. E viajar para a África não foge muito desses tantos objetivos, somados com a vontade de sair de sua zona de conforto, pois se não estiver indo fazer turismo de alta classe a chance de passar um perrengue existe, e primeiro de tudo você tem que querer muito estar indo para lá.

DSCF1478


1. Segurança e saúde

A primeira coisa que vem na cabeça quando pensamos em uma viagem é a questão da segurança, ainda mais se tratando da África em que temos pouca informação sobre e deixamos a imaginação tomar conta. Realmente, esse é um ponto importante, pois em certos países existem conflitos internos étnicos e políticos que não devem ser ignorados. É bom se informar em relação ao país antes de sair, mas não devemos generalizar, a África é gigante e a grande maioria dos países africanos são seguros e oferecem ótimas condições ao turismo. Como por exemplo a África do Sul, Botsuana, Namíbia, Angola, Moçambique, Tanzânia, Quênia, Etiópia entre outros, é tranquilo. Morei três meses dentro de uma favela no Quênia, viajei para pontos turísticos e nunca fui assaltada ou tratada com qualquer ato estranho ou de violência, além de que o conceito de favela lá é totalmente diferente do Brasil.

A AIDS, malária e desnutrição ainda são grandes problemas vividos por países africanos, talvez a solução esteja um pouco distante, mas mesmo assim muito já foi e está sendo feito para a melhoria nos quadros de saúde pública. Galera, não quer dizer que se você pisar em terras africanas já contraiu AIDS, febre amarela ou malária (gente, não). Assim como os gringos não vão para o Brasil e voltam para seus países com dengue ou o Zika vírus (que é só do Zika que se fala aqui fora ultimamente). Doenças existem em todos os cantos do mundo, só mudam de nome e endereço e acredito que esse não seja um motivo para te barrar de uma viagem, claro com os devidos cuidados tomados.

Portanto, fique calmo que é seguro.

#dicadobaú: se for viajar é obrigatório ter tomado a vacina para febre amarela e possuir a carteira internacional constando essa vacina. Quando você for tomar a vacina confira se as outras estão em dia, se não estiverem aproveite e tome-as também, até mesmo para gripe. Para malária não existe vacina, mas existe o Malarone um remédio utilizado para prevenção e também tratamento da enfermidade que você pode tomar durante sua viagem.

DSC00108
Caminho que fazia todo dia da casa para o trabalho


2. Muita cultura

Você não faz ideia da diversidade cultural de um país africano. Por exemplo, dentro do Quênia existem vários grupos étnicos que indicam a descendência do indivíduo, costumes e línguas dominantes. Meus amigos quenianos falavam inglês e suaíle que eram as línguas oficiais do país e mais a terceira de sua etnia. Lembro da minha amiga nigeriana comentando que na Nigéria existiam mais de 20 grupos étnicos diferentes e com línguas maternas diferentes, ela achou o máximo quando descobriu que o Brasil grande daquele jeito todo mundo falava uma língua só.

Os massai são uma etnia africana bem conhecida que vivem no Quênia e Tanzânia, são semi-nômades e vestem os mantos geralmente da cor vermelha. Tive a oportunidade de conhecer uma tribo Massai no Quênia, que nos mostraram como construíam suas casas, como faziam fogo, e até nos ofereceram uma cerveja bem artesanal. Foi demais.

Você terá um show cultural garantido.

DSC01365
Tribo Massai que conheci


3. Pessoas felizes

Conheci muitos povos diferentes e felizes na ásia, mas ainda me lembro da felicidade dos quenianos. É meio que inexplicável e uma das coisas mais bonitas que já vi na vida. Um sorriso sincero, brilho nos olhos, e uma energia tão boa que toma conta do ambiente e de você. Uma felicidade sem ganância, verdadeira.

O pessoal que conheci da Angola, Nigéria, Uganda, Cabo Verde, Moçambique compartilham com o Quênia a maior tranquilidade de viver do planeta, onde nada é problema. Se você já conversou com algum deles, sabe do que estou falando. Talvez isso seja a base da felicidade e o que faz jus ao famoso Hakuna Matata.

Também tem o grande fator dançarino dos africanos que deve ajudar muito essa tal felicidade. Se nós brasileiros acreditamos que sabemos rebolar, não chegamos nem ao chinelo do pé de um africano dançando. E aqui estamos falando dos dois gêneros, homem e mulher rebolando e se requebrando insanamente. Se você não viu ainda um africano dançando, se segura! Quem dança seus males espanta.

DSC00472
Festa de ano novo em Mombaça com todo mundo dançando até o infinito


4. Animais gigantes

Poxa, quer um lugar mais incrível para ver animais lindos e gigantes do que na África? Você pode ver tantos animais livres bem de pertinho em parques nacionais, reservas, e até lagos com passeios de barco. Entre eles estão os leões, reis da floresta, elefantes, girafas, hipopótamos, crocodilos, búfalos, zebras, rinocerontes, macacos, hienas, e todos aqueles outros que aparecem no filme do Rei Leão.

Dependendo do lugar que for visitar você pode até dar comida para eles e fazer carinho, como no Centro de Girafas e Orfanato de Elefantes no Quênia. Minha paixão por elefantes é extraterrestre, no Quênia tive a oportunidade de ver eles livres e pomposos em manadas na reserva, e também bebês elefantes no orfanato sendo tão bem cuidados que tomavam até mamadeira, vê se pode.


DSC_2301
Reserva Nacional Masai Mara, onde faz o passeio de safari


5. Paisagens lindas

Além dos safaris que você pode fazer em lugares bonitos, o Quênia tem muitas outras paisagens impressionantes. Lagos e rios com diversos animais, cachoeiras, montanhas, parques, florestas e praias lindas desertas. Se o Quênia sozinho tem tudo isso, olhe para o tamanho desse continente e só imagine o tanto de lugar que tem para ser visitado, explorado e apreciado.

Tenho certeza que em muitos outros países africanos existem tantas outras paisagens para você se sentir dentro de um cartão postal, assim como eu me senti no Quênia.


DSC00442
Praia linda e deserta em Mombaça


Se você tem curiosidade, vontade e já pensou em colocar algum país da África no seu roteiro, faça isso com certeza. Deixe preconceitos que são só imaginários para trás. Fuja um pouco das Europa da vida e Estados Unidos, se arrisque um pouco mais e sinta a vibração do coração do mundo.

Eu recomendo com todas as minhas forças! ?
Para acompanhar outras viagens do blog "O Baú do Viajante" é só clicar aqui.



escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!