Notícia - Maringá

Compartilhar:

25 coisas sobre Maringá, pela perspectiva de quem vem de fora

Após 8 meses morando em Maringá, vinda de Floripa e nascida no Espirito Santo, eis que penso que já tenho tempo suficiente aqui para expor meu ponto de vista sobre a cidade (posso né?). Mudar é sempre bom! Ainda que a ausência de mar interfira de maneira direta na minha vida e faça uma falta muito grande, Maringá tem me apresentado muitas coisas legais, novas, curiosas, outras coisas não tão legais, por isso resolvi listar aqui todas elas. É sempre bom olhar a cidade com outros olhos, e espero que minha visão seja complementar para quem estiver lendo, nativos, turistas, para quem veio de fora também e até mesmo para futuros visitantes.


Resultado de imagem para maringá praia
Via Reprodução



1 - Maringá fica situada no interior do Paraná, mais precisamente na região metropolitana do norte do estado. E aproximadamente 1 hora da cidade de Londrina. 




2 - A cidade é muito quente, muito mesmo! E olha que sou nativa do Espirito Santo, pra eu falar que um lugar é muito quente, olha… 








3 - No inverno não faz muito frio. Só em alguns dias isolados. A temperatura fica na média de 10 à 15 graus.




4 - O ar daqui é muito seco. Muito muito muito seco. Um dia na cidade é suficiente para quem vem de fora notar isso.








5 - A terra daqui é vermelha, beeem vermelha! Qualquer lugar da cidade tem a terra vermelha, e é um vermelho que daria pra extrair tinta para tingir o meu cabelo. Mas essa terra é também muito fértil.




6 - Quem nasce em Maringá é popularmente conhecido com “pé vermelho” haha. Acho isso engraçado, pois a gente realmente fica com o pé vermelho por conta da terra e do vento. 




7 - A cidade é famosa por ser muito arborizada, (graças a deus, se não aqui seria uma mini São Paulo). Maringá é a cidade mais arborizada do Brasil e já esteve entre as mais arborizadas do mundo. Tem inúmeras ruas lindas, onde as árvores formam túneis. Também tem umas árvores bem antigas, like Senhor dos Anéis. 




Via marino.goncalves.zip.net




8 - É a cidade do juiz Sergio Moro, Sônia Braga, Celso Portiolli, Fernanda Machado, Laurentino Gomes, Hugo Bonemer, entre outros famosos maringaenses.





Via srcoelhoblog



9 - A universidade daqui não é federal e sim estadual, é excelente e está entre uma das melhores do país! 





Via ddm.uem.br


10 - Por falar em faculdade, aqui tem muitas delas. Mais de 20, até onde eu contei… E por conta disso, tem bastante estudantes, gente jovem e a maioria que vem estudar aqui são da região e de outros estados. 



11 - Voltando a qualidade da terra… Aqui e nas cidades vizinhas, têm muita plantação de uva, de trigo, entre outros alimentos. Esses campos e plantações lembram MUITO a região da toscana na Itália! Muito amor por esses lugares. <3




12 - Aqui não tem engarrafamento. AQUI NÃO TEM ENGARRAFAMENTO! Vontade de gritar isso para o mundo. Você pode sair poucos minutos antes do seu compromisso, sem se preocupar em passar por trechos com trânsito lento. O máximo que vai acontecer, é você ter o azar de parar em muitos semáforos.



Via Prefeitura de Maringá/Divulgação




13 - A cidade é muito nova, mais que meus avós. Maringá tem 69 anos, pasmem! A cidade que eu nasci - Vila Velha no ES - tem 481 anos, e a cidade que morei anteriormente - Florianópolis em SC - tem 343 anos. 





Via oglobo


14 - Por ser uma cidade muito nova, ela é também uma cidade bem planejada. As ruas são largas e o asfalto é bom. Existem muitas rotatórias e isso deixa qualquer visitante meio confuso, parece que estamos passando pelo mesmo lugar 78 vezes. 







15 - O gênero musical que predomina na cidade é o sertanejo. Mas, é possível encontrar uma galera bem alternativa em certos pontos e bares da cidade (fica a dica, para quem curte rock como eu). 




16 - O cartão postal da cidade é a Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória, que realmente é linda. A catedral chama atenção por sua arquitetura nada convencional em formato de cone, por sua altura de 124 metros, por seus vitrais e sua linda iluminação noturna. 




17 - Maringá é uma cidade plana. Isso me da uma certa agonia, primeiro por não vermos montanhas e morros, e segundo pela sensação de infinito ao olhar o horizonte. 




18 - A natureza aqui também é planejada, isso é outra coisa que me dá agonia. Existem muitas árvores e parques florestais que funcionam como o pulmão da cidade. Ao contrário de Belo Horizonte que também não é litoral, por exemplo, Maringá não tem montanhas, mas tem cachoeiras ainda pouco conhecidas e ótimos parques aquáticos. Obs.: Antigamente, a cidade era tomara pela mata atlântica, mas as construções tomaram o lugar da floresta).


19 - As pessoas são educadas e simpáticas. Maringaense é um povo gente boa! 





Via Purebreak


20 - A cidade tem hortas comunitárias e você pode contribuir com seu resíduo orgânico. Nota 10! 




21 - Maringá tem o apelido de “cidade canção”, pois seu nome foi tirado de uma canção. Tchanram!







22 - As coisas aqui fecham muito cedo. Por exemplo, 23h30 encerra a cozinha de muitos restaurantes. Pra quem tem hábitos noturnos, como eu, isso é um problema. Mas, ainda existem alguns lanches pelas ruas que ficam abertos a madrugada toda - salvação! 





Via portaldolanche.com.br


23 - Os canteiros das principais ruas da cidade são coloridos com flores lindas e bem cuidadas. Algumas delas estão plantadas em “vasos" feitos com a reutilização de pneus. Sustentabilidade incrível, merece reconhecimento! Outra coisa legal é que empresas podem adotar os jardins dos canteiros e ficam responsáveis pelos cuidados com eles. 




24 - Maringá é cidade irmã de Kakogawa – Japão. Por isso, não estranhe se você ver muitos japoneses e descendentes por aqui. 





Via projetomaringa.blogspot.com.br


25 - O sotaque da região é similar ao da maioria das cidades do interior. As pessoas possuem o “R" retroflexo, que é quando falam dobrando mais a língua: poRta, hoRta, coRta. Além disso, algumas palavras e gírias diferentes ou não muito utilizados em outros estados, fazem parte da linguagem popular de Maringá, como: “acha”, “capar o gato”, “fazer o balão”, “cozido”, "piooor", etc…


Você sabe o que significa isso tudo? Em um próximo post a gente explica. Até mais!




Postado por: Enjoy Maringá

Mais acessadas

Veja as mais acessadas na última semana
Ingressos dos shows da Expoingá Começaram a ser vendidos nesta...
Maringá Gratuita 2016 Pensando no momento econômico...
Virada Cultural de Maringá 2016 Saiu a programação...
26 lugares em Maringá que Seu aniversário está...
Bar em Maringá contará com SALA Você está louco da vida, a ponto de...