Ilustração: Danilo Augusto

Capa de post: Ilustração: Danilo Augusto

Um dos objetivos da 'Enjoy Maringá' é abrir as portas para os artistas de Maringá e região. É de conhecimento geral, que os artistas da cidade ralam muito para ter um espaço e poder divulgar seu trabalho. Pensando nisso, o nosso portal abre as portas para todos que queiram de certa forma expor sua arte, nos mais diversos segmentos culturais.

Nosso primeiro convidado se chama 'Danilo Augusto', que pra quem ainda não conhece, é um ilustrador que mora em Maringá há quase 10 anos. Formado em Design de Moda pelo CESUMAR,
Danilo desde criança se interessava pelo desenho e desde então não parou mais. Trabalha com moda, estampas, ilustrações, desenho e retratos em aquarela, design gráfico, entre outros.
Fizemos uma entrevista com o artista, para conhecer um pouco mais de sua rotina e experiências.


Ilustração feita para o perfil da Enjoy Maringá


Quando você começou a desenhar?

Eu sempre tive uma relação com o desenho, aquela típica historia: criança introspectiva, que ficava muito em casa desenhando o dia inteiro. Desenhar pra mim, além de um passatempo virou hábito, o que acabou se torando uma a referencia para os outros, eu era sempre “aquele garoto que esta sempre desenhando”, e muitas pessoas viam o que eu fazia e de certa forma me estimulavam. Desde meus pais, professores até desconhecidos que paravam atrás de mim para me olhar desenhando. No colegial quando eu pensava em fazer uma faculdade, praticamente todo mundo já falava que podia ser arquitetura ou moda, por serem cursos que precisavam de desenho. Então segui o fluxo, entrei no curso de design de moda, para que de alguma forma eu pudesse trabalhar desenhando um dia.


Quando descobriu realmente que devia investir mais tempo na sua arte?

Após me formar em moda, eu não consegui trabalho na área voltada para o desenvolvimento, produção e etc. Consegui só trabalhos desenhando, fiz algumas ilustrações de moda e acabei trabalhando com desenvolvimento de estampas. Foi quando comecei a me interessar em continuar estudando desenho, pintura e evoluir nessa parte técnica, já que até então eu enxergava como um hobby. Quando fui conhecendo artistas, ilustradores, professores e técnicas senti que devia focar em me tornar mais profissional no que eu fazia e tentar fazer daquilo uma possível carreira.


Quais são suas influências artísticas?

Mesmo estudando historia da arte na faculdade e ter uma enorme admiração por grandes nomes das artes, como os pintores Caravaggio, Dali, Warhol, entre outros. A minha base mesmo veio toda da ilustração de moda, como o trabalho da Fernanda Guedes. Foi meu ponto de partida, eu ainda na faculdade comecei a dar mais atenção para arte do croqui, a expressão, a historia que cada um ia contar e me inspirava muito no estilo dela. Assim como a Laura Lane, Garance Doré e Esra Roise, que em especial, até hoje é minha principal influência. Na pintura Conrad Roset, Ruben Ireland, Paula Bonet. Todos ilustradores e pintores mais atuais da era virtual já, e que tem uma linguagem que me espelho muito.


Quais os principais temas abordados ou que refletem na sua arte?

Do meu trabalho autoral eu sou quase um retratista, desenho e pinto gente, rostos, olhares, expressões, beleza, movimentos, cabelos. Tento criar um personagem que de tanto olhar da pra ir imaginando a personalidade dele. Também gosto de personificar sentimentos, personagens de contos, trechos de poemas ou músicas e dar uma imagem que eu vejo daquilo. Sempre com muitas cores, manchas textura e fluidez.


Quais instrumentos /meios você usa e expõe sua arte?

Tenho um instagram que atualizo frequentemente com fotos do processo todo dos meus trabalhos: @daniloaug – já aproveitando- me sigam por lá!


Você trabalha sob encomenda? Qual foi a encomenda mais inusitada?

Sim trabalho e já fiz de tudo um pouco, tive sorte de ter clientes criativos que já vem com ótimas ideias. Muitos presentes de aniversário, dia das mães, dos pais, aniversário de namoro. Já fiz convite de casamento, pôster de música, painel de filme e até desenho engarrafado. Já criei inclusive uma mascote para um sexshop com direito a um quarto cheio de “brinquedinhos”, com certeza o pedido mais inusitado até hoje.


Quais suas inspirações ao criar? Possui algum costume enquanto cria? Alguma trilha sonora?

Acho que tudo inspira, a fotografia de um filme, séries, clipes e com certeza a trilha sonora também. E comigo, todo o processo de colocar um sentimento no papel fica mais fácil com uma música que ajude a fluir. Principalmente umas músicas mais agitadas para começar a rascunhar ajudam quando o tempo é curto e a produtividade tem que ser grande.


Quais as maiores dificuldades de ser um artista em Maringá?

Com certeza os materiais. Aqui não tem um comércio muito justo e nada completo. Por exemplo: o principal material que uso é a aquarela, que exige um papel especial e existem pouquíssimas opções de lojas que o disponibilizam ou vendem por unidade. Em uma folha chegam a cobrar o equivalente à metade do valor de um bloco de 20 folhas da mesma marca. E não existem opções de marcas e muito menos variedade de certos produtos. Não tem nenhuma valorização por esse nicho aqui, por parte das lojas que só visam o lucro com produtos de papelaria de fácil saída. Eu mesmo só adquiro produtos profissionais pela internet comprando de lojas das grandes capitais pelos preços justos e com vasta variedade.


Onde encontramos podemos conhecer mais do seu trabalho? Portfólio ou galeria?

Meus trabalhos e portifólio estão disponíveis aqui: https://cargocollective.com/daniloaugusto
E-mail para contato, encomendas e orçamentos: daniloaugust.o@hotmail.com







View this post on Instagram

A post shared by A Life On Our Planet (@davidattenborough)

Posts Relacionados

Capa de post: Por que o uniforme da Austrália é verde e amarelo?

Por que o uniforme da Austrália é verde e amarelo?

por Adriane


Por que o uniforme da Austrália é verde e amarelo?

Ler mais
Capa de post: Três Nomes de Maria

Três Nomes de Maria

por Enjoy Maringá


Uma Viagem Teatral pela Fé e Cultura Popular!

Ler mais
Capa de post: 8 artistas de Maringá que você PRECISA conhecer

8 artistas de Maringá que você PRECISA conhecer

por Adriane


por Raphaela Sitko A belíssima cena musical maringaense nos impõe uma obrigação: mostrar a vocês um pouco da música autoral que nasce aqui na nossa cidade. Por…

Ler mais
Capa de post: Cinemas de Maringá possuem promoções de meia entrada durante a semana

Cinemas de Maringá possuem promoções de meia entrada durante a semana

por Adriane


Cinemas de Maringá possuem promoções de meia entrada durante a semana

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!