A Maior Lavanderia do Mundo

Capa de post: A Maior Lavanderia do Mundo

Quando estava indo pra Mumbai, não planejei muita coisa, só tinha um lugar que eu já sabia que queria ir, Dhobi Ghat. Embora seja a maior lavanderia do mundo ,quando falei pra alguns amigos indianos que queria ir lá, eles acharam estranho, disseram que não tinha nada demais que era só um lugar que as pessoas lavavam roupa, mas mesmo assim concordaram em me levar lá pra eu ver como era. Bom, já tinha lido um pouco sobre o Dhobi Gaht enquanto estava planejando o roteiro pela Índia e tinha um interesse pessoal em ir lá. Minha avó materna lavou roupa durante um bom tempo, sempre ouvi as histórias da minha família contando como era difícil, lavar uma grande quantidade de roupa, sem uso de máquina, no tanque mesmo e eu queria ver um pouco desse mundo, entender um pouco mais como é viver desse trabalho atualmente.


IMG_2364

No Brasil hoje quase todo mundo pode ter uma máquina para lavar roupa em casa e na Índia também. Mas lá ainda existe essa grande lavanderia a céu aberto, sendo a maior concentração de pessoas lavando roupa, sem uso de máquina no mundo.

Fundado em 1890 posssui cerca de 730 Ghats. Pessoas vivem e trabalham todos os dias no local, lavando roupas, para hotéis, hospitais, e pra quem mais quiser. Na cultura indiana e de acordo com o sistema de castas, as pessoas que lavam roupa são chamadas de Dohbi e cada tanque usado para lavagem é chamado de Ghat. Na verdade o Dhobi Ghat de Mumbai não é uma única lavanderia, cada família tem um Ghat, ou divide um Ghat com outras famílias. Essas famílias não são donas dos Ghats, elas precisam pagar uma taxa de aluguel para o governo de Mumbai.


IMG_2340
De cima da pra ter uma ideia da dimensão do Dhobi Ghat

Culturalmente, assim como o sistema de castas, o trabalho de um Dhobi é passado de geração em geração. É comum encontrar os filhos trabalhando junto com os pais, as vezes os netos trabalhando junto com os avós, em algumas famílias o trabalho começa cedo, crianças de 10 anos aprendem a dobrar as roupas, para ajudarem a família.


Como funciona o processo de lavagem.

O primeiro passo é recolher as roupas. Ao entrar na região, ver pessoas carregando grandes trouxas de roupa vindo de diversos lugares da cidade é uma cena bem comum. Chegando no Ghat as roupas devem ser separadas, porque no meio de tanta camisa, calça, lençol é muito fácil misturar as roupas, por isso, cada peça é marcada com um código.


IMG_2355


A lavagem começa com as roupas sendo postas de molho, numa mistura de sabão, nessa etapa os lavadores costumam ficar “pisando” nas roupas, algo parecido com a produção de vinho, onde os produtores pisam nas uvas. Em seguida elas serão fervidas em tonéis, as vezes com o uso de alguns produtos químicos. Os Dhobis então batem com as roupas nas pedras que formam a estrutura do Ghat para concluir a limpeza, depois disso as roupas vão ficar de molho em água limpa e serão estendidas para secar. Por último, serão passadas com ferro quente, dobradas e retornarão para o ponto onde tudo começou.Algumas famílias conseguiram modernizar um pouco seu negócio com a compra de algumas máquinas, tornando o processo mais rápido e mais fácil, mas a grande maioria ainda lava a roupa de maneira tradicional.

IMG_2370


Eu estava muito curioso para entender um pouco como era a rotina dos lavadores. Eu queria entender como era a vida deles, como dividiam seus horários, onde moravam. Perguntei isso pro Senhor que estava nos mostrando o local, ele disse que o trabalho geralmente começa as 5 da manhã e pode ir até tarde da noite, por volta das 11 da noite. O que quer dizer que, a vida deles praticamente se resume às atividades do Ghat. Eles não tem tempo pra fazer outras coisas que não envolvam o trabalho. Quando perguntei sobre moradia, ele bem simpático se ofereceu pra me mostrar sua casa, que também ficava dentro do Ghat bem em frente de onde as roupas são lavadas. Já era noite, umas 8 horas, sua família já estava jantando, sua casa tinha dois ou três cômodos, grande parte deles ocupado por montes de roupas.


IMG_2379

A experiência de conhecer o Dohbi Ghat me fez perceber, o tanto que o trabalho coordena a vida daquelas pessoas. Além das condições não serem adequadas, eles vivem 24 horas no local de trabalho e suas vidas são totalmente direcionadas a isso. Uma realidade que talvez a maioria dos jovens brasileiros, como eu, não consegue entender muito bem. Uma vez que temos a consciência que o trabalho é apenas uma parte de nossas vidas. Mas no caso dos Dhobi o papel do trabalho é muito maior.


IMG_2373

Aposto que você deve ter ficado um pouco curioso sobre como visitar esse lugar. Bom, é bem fácil chegar lá. Pegando o trem em Mumbai você deve descer na estação Laxhimi, pode perguntar pra qualquer pessoa dentro da estação como chegar no Ghat. Mas basicamente o que você precisa fazer é sair da estação dobrar à esquerda e na primeira esquina dobrar à esquerda novamente. Nesse momento você já vai ver o Dhobi Ghat. A vista desse local é muito boa porque vendo de cima dá pra ter uma noção do tamanho do lugar. Daí você pode descer e ver tudo de perto.

Ao entrar algumas pessoas devem se oferecer para serem seus guias, negocie um preço que deve girar em torno de 100 rupias, uma quantia bem razoável, e aproveite para tirar todas as suas dúvidas e entender como funciona a maior lavanderia a céu aberto do mundo.


IMG_2371


Sabia que existia uma lavanderia desse tamanho? Confira mais viagens no blog 'O Baú do Viajante'

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!