Bicicletada

Capa de post: Bicicletada

A Bicicletada (www.bicicletada.org) é uma ciclo-passeata em que os ciclistas reivindicam seu espaço nas ruas, o cumprimento do Código de Trânsito e divulgam o uso da bicicleta como meio de transporte.
É a versão brasileira da "Massa Crítica" (https://criticalmasshub.com), protesto que acontece em várias cidades ao redor do mundo e que teve início há 10 anos em São Francisco.

Objetivos, Motivações
No Brasil, o Código de Trânsito traz uma série de artigos que regulamentam o uso da via pública pela bicicleta e determinam normas de segurança, como a obrigatoriedade de o motorista guardar 1,5m de distância ao ultrapassar o ciclista.
Porém essas normas não são cumpridas, muitas vezes por falta de informação por parte dos motoristas, muitas vezes por absoluto descaso das autoridades de trânsito com os ciclistas.
Por outro lado, freqüentemente o próprio ciclista não conhece seus direitos e deveres no trânsito e não consegue estabelecer uma convivência segura com os outros veículos.
A Bicicletada luta para virar esse jogo.

Organização da bicicletada
A Bicicletada não é vinculada a qualquer entidade ou empresa. É organizada e realizada pelos seus participantes. Não tem líderes ou guias e não impõe regras. É uma manifestação espontânea em que todos são responsáveis pela organização e condução da passeata. As discussões ocorrem em listas e reuniões.

Como é a Passeata
O trajeto das passeatas é variado, mas todas as passeatas têm a característica de serem passeios leves, em baixa velocidades, de maneira que todas as pessoas interessadas possam acompanha-la, mesmo que não tenha um bom preparo físico.

Durante a passeata, os ciclistas tomam iniciativas como o uso de máscaras antipoluição, a distribuição de panfletos, a exibição de cartazes e faixas e a conversa com motoristas e pedestres. Toda forma de manifestação que atenda aos objetivos da passeata é bem vinda e os participantes são incentivados a participar ativamente e a usar sua criatividade e bom humor. Veja as fotos das últimas edições em www.bicicletada.org

Fonte: https://www.sujosdelamadh.hpg.ig.com.br/texto_bicicletada.htm


E por que Maringá?


A cidade já possui um potencial enorme para a utilização da bicicleta como meio de transporte, mas ainda precisa de mais respeito no trânsito ( tanto de pedestres,ciclistas quando motoristas de automóveis e motocicletas).

Sendo assim, foi pensada uma forma de protestar, obter mais visibilidade no trânsito. De querer e usar o espaço ( que também é destinado às bicicletas) nas ruas. De unir pessoas com os mesmos interesses. Exigir segurança através de execução de CICLOFAIXAS e ciclovias

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!