Entenda nova política de bagagem nos aeroportos

Capa de post: Entenda nova política de bagagem nos aeroportos

Recentemente a ANAC aprovou mudanças importantes na regulamentação do transporte aéreo brasileiro, em vigor desde 14/03/2017. A principal e mais polêmica mudança é o fim da franquia obrigatória de bagagem.

Resultado de imagem para nova politica de bagagens brasil
Via EBC

Anteriormente, todos os passageiros de um voo doméstico, tinham direto ao transporte de 23kg de bagagem despachada e mais um volume de mão até 5kg, atualmente a empresa aérea tem que oferecer opções de valores diferenciados para passageiros que viajam apenas com bagagem de mão (bolsa, mochila ou sacolas) até 10kg.

Se você é passageiro de primeira viagem, ou costuma comprar sem orientação de um agente de viagens, vai uma dica, não se entusiasme com menor preço sem antes fazer conta. Na maioria das vezes a diferença entre os preços praticados nas passagens com x sem bagagem é menor que o valor cobrado no balcão, podendo custar o dobro do valor da franquia.

Resultado de imagem para nova politica de bagagens brasil
Via EBC

Por isso a importância e analisar o perfil de cada tarifa oferecida.Nos voos internacionais a franquia adotada pelas principais cias aéreas são 2 peças de 23kg em classe econômica, podendo haver algumas exceções. Para garantir que não tenha surpresas na hora de seu check-in consulte seu agente de viagens que é qualificado para fornecer informações mais detalhadas sobre a franquia, que pode variar de acordo com destino e classe de seu voo. Em todos os casos o excesso de bagagem ou volume extra terá cobrança adicional


BAGAGEM EXTRAVIADA

Imagem relacionada

É um problema mais comum do que se imagina. Mais de 24 milhões de malas foram extraviadas no mundo no ano anterior. Isso significa que, a cada mil passageiros, 7,3 enfrentaram esse contratempo.

A boa notícia é que de acordo com as novas regras da ANAC o prazo para indenização em caso de extravio em voos domésticos passou de 30 dias para 7 dias a partir da reclamação protocolada junto a cia aérea, que torna o processo menos injusto para o passageiro


SAIBA O QUE VOCÊ PODE E NÃO PODE LEVAR NA BAGAGEM

Eletrônicos:
Devem ser levados sempre na bagagem de mão. E muita atenção às pilhas e baterias de lítio são proibidas de embarcar.
Bebidas: Sucos, vinhos ou cervejas podem ser transportadas na bagagem despachada, desde que estejam lacradas, nos frascos originais e dentro de embalagens plásticas.
Líquidos: transportar líquidos como gel, pasta, creme, aerossol na bagagem de mão. Cada passageiro pode levar apenas um frasco de até 100 ml, em embalagem plástica, transparente e vedada.
Alimentos: Todos os produtos perecíveis e alimentos em geral precisam estar em embalagens à prova de vazamentos, No caso de pescados, estas embalagens ainda devem ser colocadas dentro de caixas de isopor também revestidas com saco plástico resistente.
Equipamentos médicos e medicamentos: Alguns equipamentos médicos têm o embarque autorizado como bagagem de mão, mas sua utilização a bordo está proibida, como nebulizadores e inaladores. Já equipamentos de uso imprescindível, como marca-passos e bombas de infusão de medicamentos contínuos, são permitidos.

Resultado de imagem para o que pode levar na bagagem

Programar os detalhes de uma viagem pode parecer difícil, mas é uma tarefa essencial se quiser evitar alguns aborrecimentos. O fato é que quando programamos uma viagem, seja ela de lazer o a negócios esquecemos na maioria das vezes de levar em consideração os imprevistos.


Atraso ou cancelamento do voo, bagagem danificada ou extravia, aeroporto fechado, passaporte ou visto vencidos. Contratempos que podem tirar o sossego, mas não devem frustrar seus planos de realizar a viagem tão sonhada. Adquira maior informação possível sobre seu itinerário e conheça as regras da tarifa que está comprando.

Resultado de imagem para o que pode levar na bagagem

Busque orientação de profissionais capacitados, SEU AGENTE DE VIAGENS. Previna o imprevisto. Faça um bom seguro de viagem, que irá de dar tranquilidade nos contratempos. Mas isso já é conversa para próxima matéria.

Matéria enviada pelo NAVI - Núcleo das Agências de Viagens de Maringá e Região. Para conhecer mais sobre o núcleo e tirar suas dúvidas sobre viagens e turismo em Maringá, clique na imagem abaixo e entre em contato com as agências credenciadas!

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!