Café Produzido de Fezes

Capa de post: Café Produzido de Fezes

Café vietnamita produzido pelas fezes, um dos mais exóticos do mundo.


Como assim café e cocô no mesmo assunto? É esquisito mesmo falar sobre isso, mas junto com o Brasil existem alguns países famosos pelo café tanto pela sua produção/exportação ou como ter um café exótico, e isso acontece com o Vietnã um país que está saindo nas mídias por aí pelo seu notável crescimento na exportação de café, ficando em segundo lugar nos top 10 em produção de café com os amigos Brasil, Colômbia e Etiópia.


O Vietnã além de ser um dos maiores produtores de café no mundo possui uma variedade de cafés para se deliciar: tem o famoso café com leite condensado para as formiguinhas em ação, em que eles colocam uma camada caprichada de leite condensado no fundo do copo e por cima derramam o café quentinho ou gelado e com mais umas pedras de gelo! Pois é, no Vietnã é muito comum tomar café gelado, pode parecer estranho, mas é muito gostoso e combina bem com o clima que derrete a gente por lá. Ah! O filtro que eles usam também é diferente, parece uma panelinha de alumínio com uma peneira por dentro para coar o café, é mais usado para o café quente que é preparado na hora, coloca-se a quantidade exata de café para uma xícara no filtro e acopla na borda para quando despejar a água o café passado já cair na xícara.





Mas o que queremos saber mesmo é qual a relação do cocô e do café vietnamita. Pois bem, esse é um café mais requintado e exótico que vem das fezes de um bicho fofinho chamado doninha, é, não pense você que é qualquer cocô por ai. O que acontece é o seguinte: esse simpático bichinho com seu faro seleciona os grãos maduros para comer e no seu organismo a polpa é digerida mas a semente só passa por um processo de fermentação e não é digerida (o segredo para o sabor) e depois vai embora junto com as fezes. As sementes então são coletadas junto com as fezes e submetidas por um longo processo de lavagem e higiene, para qualidade do café e também evitar algum problema futuro e depois torradas, então não se preocupe é seguro e limpo.





Por incrível que pareça esse é um dos cafés mais caros no mundo pela sua produção limitada e “artesanal” que se enquadra, mas especialistas na área dizem que vale a pena o gasto para experimentar. No Vietnã ele é conhecido como Weasel coffee, mas o mais famoso e mais caro vem da Indonésia onde é produzido pelo bichinho civeta e o café é conhecido como Kopi Luwak (também é produzido nas Filipinas). O Brasil não fica de fora da brincadeira de fezes e café, pois é, essa técnica também é usada na nossa casa, mas produzido por uma ave chamada jacu bem parecida com a galinha.





Alguns dizem que hoje em dia processos artificiais de fermentação são utilizados para a produção em massa com o mesmo sabor do fermentado pelo bichinho e apenas usam ele para um marketing. Eu mesma experimentei e não paguei 50 libras como o vendido la na Europa, também comprei um pacotinho de lembrança e gastei menos que 2$, as dúvidas até rondaram pela cabeça quando descobrimos que era um dos mais caros no mundo, mas posso garantir que o gosto é sim muito exótico e único independente do processo. Hanói a capital do Vietnã é bem famosa por oferecer o café de doninha, existem muitas casas de café no centro da cidade, mas se estiver interessado em um cafézinho comum pode encontrar em qualquer cafeteria, restaurante ou hostel no Vietnã e até no Camboja que importa café do vizinho.


Confira mais curiosidades ao redor do mundo no blog 'O Baú do Viajante'

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!