Cresce o número de cursos da UEM com nota máxima no Guia do Estudante

Capa de post: Cresce o número de cursos da UEM com nota máxima no Guia do Estudante

A nota 5 dos cursos melhores avaliados da UEM, pela publicação da Editora Abril, significa que eles são excelentes

Resultado de imagem para guia do estudante

Cinco cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obtiveram o conceito máximo 5 do Guia do Estudante 2017, da Editora Abril, ante os três cursos melhores avaliados na edição do ano passado. Os cursos com nota máxima neste ano são os de Educação Física/licenciatura, Geografia/licenciatura, Letras/licenciatura, Psicologia/bacharelado e Zootecnia/bacharelado, todos do Câmpus Maringá.

Resultado de imagem para uem mapa

De abrangência nacional, o Guia analisou 61 cursos da UEM, de várias áreas do conhecimento, de diferentes câmpus regionais. A publicação GE Profissões Vestibular 2018trará a relação de todos os cursos avaliados no Brasil e passará a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro.

Trata-se de uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Realizada anualmente, a avaliação dura nove meses.

Resultado de imagem para guia do estudante

O Guia não trabalha com os padrões de avaliação oficial utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), mas a publicação da Editora Abril é considerada uma referência importante para o vestibulando acostumado a utilizá-lo como fonte de consulta na escolha do curso. A diretora de Ensino de Graduação da Universidade, Solange Franci R. Yaegashi, destaca que em relação aos anos anteriores a UEM continua mantendo o padrão de excelência em seus cursos de graduação. Isso se deve ao desempenho dos estudantes nos exames de avaliação do Ministério da Educação (MEC), bem como à excelente qualificação do corpo docente.

Critérios
A publicação avalia somente cursos de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente), com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas. Para entrar no sistema de avaliação, o curso ainda precisa ter turma formada há pelo menos um ano.

Resultado de imagem para bacharelado e licenciatura

Obedecido estes critérios, os profissionais do GE contam com a ajuda de professores e coordenadores de cerca de três mil faculdades para atribuir os conceitos às graduações. Antes disso, um questionário é enviado para os coordenadores de cada curso. Esse questionário é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica, instalações físicas, entre outros.

Ranking dos cursos
De acordo com o ranking do Guia, foram avaliados com a nota quatro os cursos de Ciências Contábeis/bacharelado (Cianorte), Pedagogia/licenciatura (Cianorte), Engenharia Agrícola/bacharelado (Cidade Gaúcha), Administração/bacharelado (Maringá), Agronomia/bacharelado (Maringá), Artes Visuais/licenciatura (Maringá), Biotecnologia e Bioquímica/bacharelado (Maringá), Ciência da Computação/bacharelado (Maringá), Ciências Biológicas/bacharelado (Maringá), Ciências Contábeis/bacharelado (Maringá), Ciências Econômicas/bacharelado (Maringá), Ciências Sociais/bacharelado (Maringá), Educação Física/bacharelado (Maringá), Enfermagem (Maringá), Engenharia Civil/bacharelado (Maringá), Engenharia de Alimentos/bacharelado (Maringá), Engenharia de Produção/bacharelado (Maringá), Engenharia Química/bacharelado (Maringá), Farmácia/bacharelado (Maringá), Filosofia/licenciatura (Maringá), Física/bacharelado (Maringá), Geografia/bacharelado (Maringá), História/licenciatura (Maringá), Matemática/bacharelado (Maringá), Matemática/licenciatura (Maringá), Medicina/bacharelado, Música/licenciatura, Pedagogia/licenciatura, Química/bacharelado (Maringá), Química/licenciatura (Maringá), Scretariado Executivo Trilíngue/bacharelado (Maringá), Informática/bacharelado (Maringá) e Artes Cênicas/licenciatura (Maringá).

Imagem relacionada

Com nota três ficaram os cursos de Design/bacharelado (Cianorte), Design de Moda/bacharelado (Cianorte), Licenciatura Plena em Ciências/licenciatura (Goioerê), Engenharia de Produção/bacharelado (Goioerê), Engenharia Têxtil/bacharelado (Goioerê), Educação Física/licenciatura (Ivaiporã), Arquitetura e Urbanismo/bacharelado (Maringá), Biomedicina/bacharelado (Maringá), Ciências Biológicas (Maringá), Comunicação e Multimeios (Maringá), Direito/bacharelado (Maringá), Engenharia Elétrica/bacharelado (Maringá), Engenharia Mecânica (Maringá), Estatística/bacharelado (Maringá), Física/licenciatura (Maringá), Música/bacharelado (Maringá), Odontologia/bacharelado (Maringá), Agronomia/bacharelado (Umuarama), Engenharia Civil (Umuarama), Engenharia de Alimentos/bacharelado (Umuarama), e Medicina Veterinária/bacharelado (Umuarama).

Via Paulo Pupim/noticias.uem.br

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!