ENTRADA FRANCA

Mostra de Cinema Africano é exibido pelo CINUEM no mês de Setembro com entrada gratuita

Capa de post: Mostra de Cinema Africano é exibido pelo CINUEM no mês de Setembro com entrada gratuita

Após um breve recesso, o CINUEM está de volta com uma mostra incrível dedicada aos Cinemas Africanos. Digo Cinemas Africanos, no plural, porque se trata de um continente tão amplo (são 54 países) e com uma filmografia tão extensa e tão rica que seria verdadeiramente impossível traçar qualquer panorama.

Depois de assistirmos a inúmeros filmes, consultarmos pesquisadores e estudarmos alguns dossiês voltados para a temática das africanidades no cinema, chegamos a um pequeno conjunto: optamos por contemplar três diretores e uma diretora nascidos no continente africano e que abordam questões culturais e políticas dos países africanos, além de privilegiar uma filmografia relativamente recente. A questão da condição da mulher se tornou incontornável e atravessa as quatro obras, mais particularmente as três últimas. Confira a programação completa do CINUEM que acontece toda quarta-feira, a partir das 19h00 na UEM.


1- Filme: BAMAKO - 06 de Setembro

CINUEM: Bamako

Do consagrado diretor nascido na Mauritânia, Abderrahmane Sissako, selecionamos Bamako (2006), que se passa no Mali e acompanha a história de um casal em processo de separação simultaneamente a um julgamento contra o Banco Mundial e o FMI, decorrente de um processo aberto pela sociedade civil. No dia desta exibição, contaremos com a presença dos professores convidados Delton Felipe e Zuleika Bueno, a quem registramos nos agradecimentos antecipados.


2- Filme: Moolaadé - 13 de Setembro

CINUEM: Moolaadé

Na semana seguinte, assistiremos a Moolaadé (2004), do diretor senegalês Ousmane Sembène, que aborda o drama da prática da circuncisão feminina a partir da história de um grupo de garotas que conseguem escapar do “ritual de purificação” praticado em sua tribo, o que desencadeará uma série de conflitos na comunidade.


3- Filme: Cairo 678 - 20 de Setembro

CINUEM: Cairo 678

Em seguida, assistiremos a Cairo 678, de Mohamed Diab (2012), que discute os assédios cotidianos sofridos pelas mulheres no Egito, num período em que o assédio sequer era considerado crime. Tudo começa com uma mulher que é molestada no ônibus que dá nome ao longa-metragem.


4- Os Silêncios do Palácio - 27 de Setembro

CINUEM: Os Silêncios do Palácio

Encerrando a nossa mostra, Os Silêncios do Palácio (1994), filme dirigido por Moufida Tlatli, a primeira diretora da Tunísia e de todo o mundo árabe! Mais uma bela obra que nos permitirá discutir colonialismo, relações de classe e de gênero.

Todos os filmes são de grande beleza - mesmo quando retratam situações terríveis vividas pelas mulheres - pois nos apresentam uma diversidade de línguas, cantos e formas de vida que alargam em muito nossa maneira de pensar a África e o cinema. Lembramos que nossos encontros ocorrem às quartas-feiras, pontualmente às 19h. Aconselhamos chegar sempre com 15 minutos de antecedência, pois estamos sujeitos à lotação da sala. E um detalhe: a última sessão desta mostra, excepcionalmente, acontecerá em outra sala. Clique nos eventos acima e fique atento ao local das exibições!

Para outros eventos de graça em Maringá, acesse a nossa matéria do "Maringá Gratuita" clicando em "Saiba Mais":

escrito por Adriane

Posts Relacionados

Capa de post: Paulinho Schoffen interpreta canções de Zé Ramalho
CULTURA

Paulinho Schoffen interpreta canções de Zé Ramalho

por Adriane


No próximo sábado, dia 6 de agosto, Paulinho Schoffen sobe ao palco do Teatro Barracão para homenagear Zé Ramalho na programação do projeto Cottonet-Clube.Foto:…

Ler mais
Capa de post: 15 programas imperdíveis para curtir o Natal em Maringá sem gastar nada
ENTRADA FRANCA

15 programas imperdíveis para curtir o Natal em Maringá sem gastar nada

por Adriane


A Enjoy Maringá fez uma lista de atrações e passeios que podem ser feitos pela cidade no mês de dezembro. O "Natal Encantado" não se chama assim por mera coincidência…

Ler mais
Capa de post: Túnel de Luz ficará em Maringá até dia 31 de janeiro de 2018
ENTRADA FRANCA

Túnel de Luz ficará em Maringá até dia 31 de janeiro de 2018

por Adriane


O Túnel de Luz, uma das atrações de Natal mais visitadas na Praça Renato Celidônio, junto com as grandes caixas de presente na Praça da Catedral, ficará…

Ler mais
Capa de post: Cemitério dos Caboclos
ENTRADA FRANCA

Cemitério dos Caboclos

por Adriane


Ponto de encontro de muitos mistérios que contam parte da história primitiva da região de Maringá. Situado entre Floriano e Paiçandu, o Cemitério dos Caboclos…

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!