Lanchinho Noturno

Capa de post: Lanchinho Noturno

O que fazer quando bate aquela fome tarde da noite? Dormir com fome realmente não é legal e, sequer, saudável. Por isso, o que os nutricionistas indicam é para que, nesse período, sejam ingeridas menores quantidades calóricas e alguns tipos de alimentos específicos, que não pesem tanto, que sejam digeridos com mais facilidade e até que ajudem o corpo a relaxar.

Então a grande dica é fazer lanches leves, comer alimentos menos gordurosos e pesados no período noturno. Na verdade, essa é a parte que quase todo mundo já sabe. Porém, existem alguns alimentos que, mais que não fazer com que a gente não durma bem, ajudam relaxar o corpo e dormir melhor, além de ainda fazer bem à saúde.

Vamos às dicas?

Leite com mel - o leite morno ajuda o corpo a relaxar e tem o hormônio triptofano, responsável por baixar os níveis de estresse do corpo, preparando-o para um bom sono. Por sua vez, o mel, é uma fonte de carboidrato e ajuda na absorção do triptofano do leite.

Iogurte com aveia - Essa combinação é rica em proteínas, cálcio, fibras e vitaminas que colaboram para um bom trânsito intestinal, além de ajudar na saciedade e melhorar o nível do bom colesterol. Sendo derivado do leite, o iogurte também é rico em triptofano e, a aveia, por sua vez, colabora para a absorção do hormônio.

Frutas secas - Quem gosta de algo mais docinho antes de dormir, tem a opção de comer frutas secas que, por serem desidratadas, possuem alta concentração de açúcar e fibras, que estimulam o sono. Só é preciso cuidar de quais frutas vai comer para não ingerir calorias demais.

Nozes e castanhas - As nozes e castanhas têm proteínas, gordura monoinsaturada e selênio, que equilibram os tipos de gordura saudáveis ao coração e melhoram os níveis de colesterol. Elas também são ricas em triptofano.

Banana - Fonte muito rica de carboidratos, que ajudam na absorção de aminoácido e na produção de seretonina, a banana também tem altos níveis de triptofano. Além disso, é rica em potássio, vitamina B e pectina, que ajudam a controlar a pressão arterial, regular o intestino, diminuir o colesterol alto e é um alimento de fácil digestão.

Semente de gergelim - As sementes caem bem com uma sopa ou iogurte e são fonte de triptofano. Também acrescenta proteínas e gorduras saudáveis à dieta. Porém, há uma alta quantidade de calorias nas sementes de gergelim. Portanto, não abuse!

Derivados de soja - Uma das maiores fontes de triptofano é a soja. Rica em cálcio, proteínas e fibras, ela ainda ajuda na redução do colesterol alto. O interessante é que há uma imensa quantidade de possibilidades para ingestão da soja.

Então, fique à vontade para escolher o que quiser e dormir o sono dos justos depois dessas dicas.

Cínthia Carla

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!