CINUEM apresenta mostra de documentários com contextos mundiais no mês de outubro

Capa de post: CINUEM apresenta mostra de documentários com contextos mundiais no mês de outubro

No mês de outubro, o CINUEM exibirá quatro filmes do documentário mundial com a mostra "Mostra Vertentes Documentais", que se valem de recursos expressivos distintos para filmar o mundo da vida, do mundo real, das pessoas de carne e osso – que existem antes e depois do filme. Falar em documentário é necessariamente em falar em política e numa dimensão ética: como filmar o outro? Como estabelecer um encontro possível com esses sujeitos que toparam entrar no jogo do filme? Como lidar com os riscos do real (para pensarmos na célebre formulação de Jean-Louis Comolli)?

Resultado de imagem para crônica de verão
Filme "Crônica de um verão"/Divulgação

A mostra possuirá um caráter mais didático, oferecendo um pequeno panorama de questões que atravessam esse cinema que se volta para a realidade. Começarão com um clássico do Cinema Verdade francês: Crônica de um verão, dirigido por Jean Rouch e Edgar Morin (1960), primeiro documentário da história do cinema que vai às ruas conversar com as pessoas comuns, quando as invenções tecnológicas finalmente permitiram filmar e gravar os sons em sincronia com as imagens, inaugurando um procedimento que mais tarde se tornaria corriqueiro no documentário: a entrevista.



Depois passarão ao contundente Titicut Follies, de Frederick Wiseman (1967), já dentro da estética observacional do Cinema Direto americano, que retrata a rotina em uma prisão para indivíduos que sofrem de distúrbios psíquicos. Um verdadeiro “soco no estômago”, filmado com a precisão cirúrgica da câmera de Wiseman, especialista em filmar o trabalho das instituições (tendo se dedicado a prisões, sanatórios, tribunais, hospitais, escolas, etc., inclusive universidades). Extremamente rigoroso e revelador!

Resultado de imagem para Titicut Follies
Filme "Titicut Follies"/Divulgação

Em seguida, passamos ao Os catadores e eu, da cineasta francesa Agnès Varda (2000), que já incorpora elementos mais performáticos (a voz em primeira pessoa, a cineasta que participa da cena e reflete sobre as imagens), ao filmar catadores – esses sujeitos que recolhem aquilo que foi rejeitado pela sociedade, o lixo, a escória, a parte maldita. A própria cineasta se coloca como uma catadora de imagens do mundo.

Resultado de imagem para Os catadores e eu,
Cineasta Agnès Varda/Divulgação

Por fim, um filme bem pouco conhecido no Brasil: o Leviathan, de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel (2012), produzido no contexto do Sensory Ethnography Lab, da Universidade de Harvard (https://sel.fas.harvard.edu/). Uma viagem sinestésica a bordo de um grande navio de pesca, apreendendo a relação conflituosa entre homem, natureza e máquina. Filme de poucas palavras, com um apelo visual e sonoro de tirar o fôlego.

Resultado de imagem para Leviathan, de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel
Filme "Leviathan"/Divulgação

A primeira sessão da mostra acontecerá excepcionalmente no auditório do bloco H-12. As três sessões seguintes ocorrerão como usualmente, no auditório do CCH, no bloco H-35. Confiram atentamente os locais e horários das sessões. Cheguem pontualmente, convidem os amigos, prestigiem!


SERVIÇO
CINUEM APRESENTA: MOSTRA “VERTENTES DOCUMENTAIS”
Sempre às quartas-feiras, às 19h
Coordenação: Profa. Dra. Cristiane Lima
Todas as sessões do CINUEM são comentadas por integrantes do Grupo de Estudos de Cinema CMM/UEM e eventualmente outros convidados. Chegue 15 min mais cedo, pois as sessões começam pontualmente e estão sujeitas à lotação da sala!


04/10 - Filme: Crônica de um verão (Jean Rouch e Edgar Morin, 1961, FRA, 90min)

CINUEM: Crônica de um Verão
(clique na imagem e saiba mais informações)


11/10 - Filme: Titicut Follies (Frederick Wiseman, 1967, EUA, 84min)

CINUEM: Titicut Follies
(clique na imagem e saiba mais informações)


18/10 - Filme: Os catadores e eu (Agnès Varda, 2000, FRA, 82min)

CINUEM: Os Catadores e Eu
(clique na imagem e saiba mais informações)


25/10 - Filme: Leviathan (Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel, 2012, EUA/FRA/UK, 87min)

CINUEM: Leviathan


Coordenação do CINUEM: Profa. Dra. Cristiane Lima

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!