Parque do Ingá receberá trilha das Noite dos Morcegos na próxima semana

Capa de post: Parque do Ingá receberá trilha das Noite dos Morcegos na próxima semana

Estão abertas as inscrições para “A Noite dos Morcegos” que será realizada no dia 25 de outubro, entre as 19h30 e 22h30, com uma trilha no Parque do Ingá visando desmistificar histórias negativas e ressaltar a importância ambiental do animal. O evento é aberto para todas as idades e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo https://goo.gl/forms/AjxLDC0PiU09C1X92, sendo necessária no evento a destinação de 1 litro de leite que será repassado a entidade assistencial e trazer uma lanterna.

Resultado de imagem para morcegos
Via Mundo dos Animais

O professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenador do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA), Henrique Ortêncio Filho, lembra que as pessoas desconhecem o valor ambiental dos morcegos que deve sobrepor a mitos e lendas.

Resultado de imagem para batima

“Em geral a população teme, rejeita e até mata esses animais que são importantes polinizadores, dispersores de sementes, predadores de insetos e outros animais que poderiam trazer danos para a agricultura e ao ser humano”, destaca o pesquisador.

A trilha terá duração de aproximadamente 50 minutos, formada por 30 participantes por grupo, e quatro pontos de parada para observação de animais vivos com a apresentação da biologia dos morcegos por monitores e palestra sobre curiosidades e hábitos dos animais.

 animals bat cute animals oh no you didnt GIF

Únicos mamíferos verdadeiramente capazes de voar, os morcegos estão divididos em mais de 1300 espécies. Aproximadamente 500 espécies de plantas tropicais são polinizadas pelos animais. Nem todos os morcegos são hematófagos, com a presença de insetívoros, polinívoros e com outros hábitos alimentares. A maioria inicia suas ações ao anoitecer e alguns morcegos podem comer quantidades correspondentes a uma vez e meia o seu peso em uma só noite.

 cute animals eating bat nom GIF

A Noite dos Morcegos conta com o apoio da Prefeitura de Maringá e é uma realização do GEEMEA, Departamento de Ciências, Museu Dinâmico Interdisciplinar, Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada da UEM e do Programa para a Conservação de Morcegos do Brasil.

Confira esse e outros eventos em nossa agenda, clicando em "Ver Mais".

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!