13 razões para assistir a série 13 Reasons Why no Netflix

Devo dizer que eu achava que essa se tratava de mais uma série em um ambiente high school dos EUA, com mais uma história "água com açúcar". Com a proporção que "13 Reasons Why" tomou na internet, fez com que eu desse uma chance e assim começasse a assistir a série. Tenho que dizer estou impressionada com essa série que é um tapa na cara na sociedade, que lida de uma maneira superficial com fatos cotidianos escolares, tanto para estudantes, quanto pais e funcionários dentro uma escola.
Por isso resolvi escrever sobre os 13 motivos pelo qual você e qualquer pessoa deveria assistir a nova série da Netflix lançada na última sexta-feira (31), chamada “13 Reasons Why”.
1- Suspense da narrativa é viciante
Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah fora acabou de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre todos os envolvidos. Isso faz com que você não queira parar de assistir, pois vai querer ouvir cada uma dessas fitas e saber quem foram os responsáveis por tudo o que aconteceu. Prepare-se para hibernar na cama e te rum novo vício!
2- Precisamos falar sobre Hannah Baker
A trama é um relato autêntico do conturbado período que é a adolescência, principalmente para quem sofre bullying no colégio. A protagonista Hannah Baker (Katherine Langford) de 17 anos, é um exemplo de uma garota que sofreu isso e que vê-se destruída por fatores que decorrem a partir de uma “simples brincadeira”. Esse tema é abafado e não resolvido por responsáveis de colégios em todo o mundo, e assim como aconteceu com Hannah, podem desenvolver grandes traumas, abusos físicos, sexuais, psicológicos e até mesmo o suicídio. Ao longo dos episódios, cenas de machismo que estão enraizados na sociedade desde sempre, mostram como foi mais difícil ainda para a personagem, assim como a falta de apoio e posicionamento dos colegas que assistiam a tudo calados. Esse na verdade é o principal motivo pelo que todos deveriam assistir “13 Reasons Why”.
3- Assuntos que precisam ser abordados
Nem todos os jovens possuem acesso a informações, ou então pais que são abertos a conversas e todos os tipos de dúvidas que são frequentes nessa idade. A série aborda temas importantísssimos também como a privacidade, a sexualidade, compartilhamento de fotos íntimas, as amizades verdadeiras, o medo de se apaixonar, o álcool com direção, entre outros muitos que são abordados nos episódios.
4- Roteiro criativo
A experiência própria de uma pessoa que é viciada em séries me deixa dizer que a maneira conforme a narrativa da história acontece é muito criativa. Cada episódio tem um nome de uma fita K7, que tem a sequência de motivos pelo qual Hannah se matou. Além disso, em cada fica é revelado como cada pessoa influenciou na decisão da protagonista, ao mesmo tempo que passam cenas atuais e flashbacks do passado. Isso faz com que você não queira mais parar de assistir.
5- Elenco desconhecido e surpreendente
Quando lançam tramas adolescentes, já se espera que os atores e atrizes envolvidos nem sempre terão idades parecidas com os personagens. Nesse caso é diferente e todo o elenco é formado por profissionais mais jovens e que você consegue ver como estão engajados com os personagens. Não podemos deixar de falar da ótima atuação de todos, mas em especial de Kate Walsh (Grey’s Anatomy) que interpreta a mãe de Hannah e segue na busca incansável para conseguir entender tudo o que se passou.
6- Baseado em livro best-seller
13 Reasons Why é baseado no best-seller de mesmo nome, escrito por Jay Asher. O que fica mais interessante ainda, pois após você ver a série vai querer ler nos mínimos detalhes tudo o que aconteceu nessa história. Além disso, nos lembra que muitas vezes ficamos sabendo das adaptações de filmes e séries, ao invés de nos interessarmos pelas obras em si. Depois de assistir, indico que dê uma passadinha na biblioteca mais próxima!
7 - Roteiro escrito por um vencedor de prêmios renomados
A série da Netflix foi escrita por Brian Yorkey, vencedor de um Pulitzer (prêmio norte-americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical.) e também do Tony Award, prêmio do teatro.
8- Produção e direção
Produzida pela cantora Selena Gomez e pelo ganhador do Oscar Tom McCarthy (Spotlight), a série triunfa ao ampliar de forma coerente a narrativa do livro, permitindo discussões que vão além dos conflitos da protagonista. As lentes interagem com os personagens de maneiras diferentes, sendo eles bons ou maus. Dessa maneira, quem assiste se sensibiliza com os problemas de todos os personagens e te faz refletir se como isso já pode ter acontecido na sua vida.
9- Trilha sonora
Claro que não iria faltar Selena Gomes na trilha sonora da série, mas os roqueiros podem ficar tranquilos, pois a trilha de “13 Reasons” reserva Joy Division com “Love Will Tear Us Apart”. O folk do Lord Huron dá as caras com “The Night We Met”, enquanto o The Cure participa com “Fascination Street”. A trilha já está disponível no Spotify!
10- Vamos falar de suicídio sim
O tema principal da história é o suicídio de Hannah, fique tranqs que não serão dados spoilers aqui. Logo na primeira cena ela já deixa bem claro que será um relato sobre sua morte: “Espero que estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, porque ela chegou ao fim. E se estiver escutando estas fitas, você é um dos porquês.” A série nos faz pensar em como muitas vezes não conseguimos enxergar pessoas a nossa volta, familiares, amigos e colegas, que talvez possam estar passando por problemas semelhantes, ou então estão com depressão, síndromes e outros problemas psicológicos que não enxergamos. Tome cuidado e esteja amis atento a essas pessoas que sofrem caladas, caso não saiba o que fazer, procure ajuda de profissionais.
11- Não seja um porquê
A hashtag #naosejaumporque viralizou nos trend topics do twitter, logo no lançamento da série no Netflix semana passada. Isso só mostra como a série fez sucesso rapidamente e se espalhou em milhares de memes e tags na internet. Tá esperando o que para assistir, corre galera que ainda dá tempo de ficar por dentro das novidades e acompanhar essa série sensacional.
12- Pense antes de falar e agir
“13 Reasons Why” nos faz ter mais atenção ao que dizemos e assim perceber que um simples gesto ou uma simples fala pode ecoar de forma catastrófica em outra pessoa. Por isso fica a dica, antes de falar ou fazer algo para alguém, tenha empatia e pense como o que pode ser nada para você, não significa que não seja anda para outra pessoa.
13- Apenas assita!
Segue o trailer para você ter um gostinho de como funciona a série. Já foi avisado, a série pode causar vício e muitas horas destinadas até acabarem os episódios. Então arrume aquela cantinho sagrado, separe as comidinhas e diga adeus durante algumas horas a sua família e amigos. Pode acreditar, você voltará pensando diferente e aprenderá a ter mais empatia e menos julgamento com as pessoas.