MARINGÁ

25 coisas sobre Maringá, pela perspectiva de quem vem de fora

Capa de post: 25 coisas sobre Maringá, pela perspectiva de quem vem de fora

Após 8 meses morando em Maringá, vinda de Floripa e nascida no Espirito Santo, eis que penso que já tenho tempo suficiente aqui para expor meu ponto de vista sobre a cidade (posso né?). Mudar é sempre bom! Ainda que a ausência de mar interfira de maneira direta na minha vida e faça uma falta muito grande, Maringá tem me apresentado muitas coisas legais, novas, curiosas, outras coisas não tão legais, por isso resolvi listar aqui todas elas. É sempre bom olhar a cidade com outros olhos, e espero que minha visão seja complementar para quem estiver lendo: nativos, turistas, para quem veio de fora também e até mesmo para futuros visitantes.


Resultado de imagem para maringá praia
Via Reprodução



1 - Maringá fica situada no interior do Paraná, mais precisamente na região metropolitana do norte do estado. E aproximadamente 1 hora da cidade de Londrina. 




2 - A cidade é muito quente, muito mesmo! E olha que sou nativa do Espirito Santo, pra eu falar que um lugar é muito quente, olha… 








3 - No inverno não faz muito frio. Só em alguns dias isolados. A temperatura fica na média de 10 a 15 graus.




4 - O ar daqui é muito seco. Muito muito muito seco. Um dia na cidade é suficiente para quem vem de fora notar isso.








5 - A terra daqui é vermelha, beeem vermelha! Qualquer lugar da cidade tem a terra vermelha, e é um vermelho que daria pra extrair tinta para tingir o meu cabelo. Mas essa terra é também muito fértil.




6 - Quem nasce em Maringá é popularmente conhecido com “pé vermelho” haha. Acho isso engraçado, pois a gente realmente fica com o pé vermelho por conta da terra e do vento. 




7 - A cidade é famosa por ser muito arborizada, (graças a deus, senão aqui seria uma mini São Paulo). Maringá é a cidade mais arborizada do Brasil e já esteve entre as mais arborizadas do mundo. Tem inúmeras ruas lindas, onde as árvores formam túneis. Também tem umas árvores bem antigas, like Senhor dos Anéis. 




Via marino.goncalves.zip.net




8 - É a cidade do juiz Sergio Moro, Sônia Braga, Celso Portiolli, Fernanda Machado, Laurentino Gomes, Hugo Bonemer, entre outros famosos maringaenses.





Via srcoelhoblog



9 - A universidade daqui não é federal e sim estadual, é excelente e está entre uma das melhores do país! 





Via ddm.uem.br


10 - Por falar em faculdade, aqui tem muitas delas. Mais de 20, até onde eu contei… E por conta disso, tem bastante estudantes, gente jovem e a maioria que vem estudar aqui são da região e de outros estados. 



11 - Voltando a qualidade da terra… Aqui e nas cidades vizinhas, têm muita plantação de uva, de trigo, entre outros alimentos. Esses campos e plantações lembram MUITO a região da toscana na Itália! Muito amor por esses lugares. <3




12 - Aqui não tem engarrafamento. AQUI NÃO TEM ENGARRAFAMENTO! Vontade de gritar isso para o mundo. Você pode sair poucos minutos antes do seu compromisso, sem se preocupar em passar por trechos com trânsito lento. O máximo que vai acontecer, é você ter o azar de parar em muitos semáforos.



Via Prefeitura de Maringá/Divulgação




13 - A cidade é muito nova, mais que meus avós. Maringá tem 69 anos, pasmem! A cidade que eu nasci - Vila Velha no ES - tem 481 anos, e a cidade que morei anteriormente - Florianópolis em SC - tem 343 anos. 





Via oglobo


14 - Por ser uma cidade muito nova, ela é também uma cidade bem planejada. As ruas são largas e o asfalto é bom. Existem muitas rotatórias e isso deixa qualquer visitante meio confuso, parece que estamos passando pelo mesmo lugar 78 vezes. 







15 - O gênero musical que predomina na cidade é o sertanejo. Mas, é possível encontrar uma galera bem alternativa em certos pontos e bares da cidade (fica a dica, para quem curte rock como eu). 




16 - O cartão postal da cidade é a Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória, que realmente é linda. A catedral chama atenção por sua arquitetura nada convencional em formato de cone, por sua altura de 124 metros, por seus vitrais e sua linda iluminação noturna. 




17 - Maringá é uma cidade plana. Isso me da uma certa agonia, primeiro por não vermos montanhas e morros, e segundo pela sensação de infinito ao olhar o horizonte. 




18 - A natureza aqui também é planejada, isso é outra coisa que me dá agonia. Existem muitas árvores e parques florestais que funcionam como o pulmão da cidade. Ao contrário de Belo Horizonte que também não é litoral, por exemplo, Maringá não tem montanhas, mas tem cachoeiras ainda pouco conhecidas e ótimos parques aquáticos. Obs.: Antigamente, a cidade era tomada pela mata atlântica, mas as construções tomaram o lugar da floresta.)


19 - As pessoas são educadas e simpáticas. Maringaense é um povo gente boa! 





Via Purebreak


20 - A cidade tem hortas comunitárias e você pode contribuir com seu resíduo orgânico. Nota 10! 




21 - Maringá tem o apelido de “cidade canção”, pois seu nome foi tirado de uma canção. Tchanram!







22 - As coisas aqui fecham muito cedo. Por exemplo, 23h30 encerra a cozinha de muitos restaurantes. Pra quem tem hábitos noturnos, como eu, isso é um problema. Mas, ainda existem alguns lanches pelas ruas que ficam abertos a madrugada toda - salvação! 





Via portaldolanche.com.br


23 - Os canteiros das principais ruas da cidade são coloridos com flores lindas e bem cuidadas. Algumas delas estão plantadas em “vasos" feitos com a reutilização de pneus. Sustentabilidade incrível, merece reconhecimento! Outra coisa legal é que empresas podem adotar os jardins dos canteiros e ficam responsáveis pelos cuidados com eles. 




24 - Maringá é cidade irmã de Kakogawa – Japão. Por isso, não estranhe se você ver muitos japoneses e descendentes por aqui. 





Via projetomaringa.blogspot.com.br


25 - O sotaque da região é similar ao da maioria das cidades do interior. As pessoas possuem o “R" retroflexo, que é quando falam dobrando mais a língua: poRta, hoRta, coRta. Além disso, algumas palavras e gírias diferentes ou não muito utilizados em outros estados, fazem parte da linguagem popular de Maringá, como: “acha”, “capar o gato”, “fazer o balão”, “cozido”, "piooor", etc…


Você sabe o que significa isso tudo? Em um próximo post a gente explica. Até mais!


escrito por Adriane

Posts Relacionados

Capa de post: DJ JAYYLINE de Maringá para o Brasil
MARINGÁ

DJ JAYYLINE de Maringá para o Brasil

por Adriane


A entrevistada de hoje pela Enjoy Maringá é a Jaque Lufranio, mais conhecida como JAYYLINE em Maringá por causa do seu projeto como DJ. Como nós sabemos a importância…

Ler mais
Capa de post: Túnel Secreto em Maringá
MARINGÁ

Túnel Secreto em Maringá

por Adriane


Maringá é uma cidade grande, bem estruturada e que surpreende a quem vem visitá-la por conta do tamanho desenvolvimento em tão pouco tempo. Mas, o que ninguém imagina…

Ler mais
Capa de post: Maringá, a capital dos MEMES
MARINGÁ

Maringá, a capital dos MEMES

por Adriane


Não, não é só o famoso dogão (aquele simples, com duas salsichas, batata palha, alface, tomate, catupiry, frango, etc.) que bomba na cidade. Maringá é…

Ler mais
Capa de post: Maringá está entre as melhores cidades para se empreender no Brasil
BRASIL

Maringá está entre as melhores cidades para se empreender no Brasil

por Adriane


Em matéria publicada hoje (02/01) no Jornal Estado de São Paulo, nossa linda Maringá aparece na lista como uma das melhores cidades do interior para empreender em novos negócios.…

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!