A Corrida dos Ratos

Um conceito clássico no mundo da educação financeira, a Corrida dos Ratos é muito bem abordada no também clássico Pai Rico Pai Pobre de Robert Kiyosaki, porém pouco conhecida fora desse universo.
O termo “Corrida dos Ratos” é usado para definir um exercício sem-fim, autodestrutivo e inútil. Lembrando aquele ratinho de laboratório que tenta escapar correndo sem fim dentro de uma roda.
E como isso se aplicaria em nossa vida financeira? Vamos para uma breve análise! =))
Pode ser que você já tenha sentido aquela sensação de que o dinheiro está curto e que as contas estão cada vez maiores, mais confusas e abocanhando quase toda a receita que você produz. Para resolver esse problema, o primeiro pensamento é aumentar os ganhos, na tentativa de deixar as coisas um pouco mais estáveis, certo? Assim, as pessoas trabalham muito em busca de um alívio financeiro, fazem cursos, duras horas extras, buscam promoções, bônus, comissões, vendem as férias e por aí vai... Mas o problema continua.
Porque quanto maior o aumento de receita, maior também será o seu gasto. Infelizmente, isso acontece com a maioria das pessoas, não importa o tamanho da sua remuneração, se você ganha um salário ou dez, ao dobrar o seu rendimento, você acaba mais que dobrando os gastos. Nós não conseguimos parar pra considerar o que estamos fazendo, apenas reagimos ao medo e ao desejo. Em um efeito bola de neve, quanto mais você trabalha, mais você acaba devendo. Percebe, então, o exercício sem-fim, autodestrutivo e inútil? Eis a corrida dos ratos...