Agenda DCU recebeu Forféu Atividades Artísticas para um bate papo sobre arte e inclusão

A agenda é uma parceria da Diretoria de Cultura da UEM com a UEM FM.

Capa de post: Agenda DCU recebeu Forféu Atividades Artísticas para um bate papo sobre arte e inclusão

No Agenda DCU desta semana, os fundadores da Forféu Renan Parma e Alan Gaitarosso explicaram a história e o processo criativo por trás do espetáculo “Fuzuê”, que está circulando por diversas cidades do estado. No bate papo, os agentes culturais também explicaram sobre a importância de políticas que promovam a inclusão de pessoas cegas e surdas na arte. A peça, que conscientiza e induz à reflexão de forma leve e lúdica, apresenta uma forma original da interpretação em Libras: com intérpretes que fazem parte da cena. Os produtores contam a importância da ação:

“Porque senão o Brunão Surdo vai lá e fica olhando um intérprete engessado, normalmente clássico de preto, no canto do palco, às vezes só com uma única luz. E toda cena, tudo o que está acontecendo de interessante de cena, fica do outro lado, afastado, colorido. Você tira até o foco... Você tira o foco, atrapalha”, comenta Gaitarosso.

Renan Parma complementa que, além do processo de trazer a interpretação de Libras para dentro do palco, é primoridal convidar pessoas surdas para participarem do processo de criação “Porque nós temos surdos que estão se qualificando tanto na área artística, como na área de tradução. E eu acho interessante que, pô, é a língua deles, então eles precisam estar envolvidos. Porque quem vai entender mais da língua é o falante dela, né? O falante natural dela.” Então isso é muito interessante. É um trabalho que a gente faz também, de trazer o surdo para os processos criativos. Porque eles são artistas, eles são tradutores, eles são pessoas altamente capacitadas para também ocupar esse lugar."

 

Foto: Diretoria de Cultura

 

Sobre a peça

 Depois de se apresentar em dez cidades paranaenses em 2022, o espetáculo “Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas, realiza uma nova circulação por mais seis cidades do Estado. Após uma apresentação em Astorga e outra em Maringá, a peça vai circular por Mandaguaçu, Sarandi, Nova Esperança, Jandaia do Sul e Marialva, finalizando com outra apresentação na cidade canção. O espetáculo é uma comédia que aborda o cooperativismo de forma leve e divertida, através do elenco Bárbara Bittencourt; Bianca Cristina; Danielli Pasquini e Pedro H. Daniel.

 

Ouça o programa: 


Outros destaques da semana citados no boletim: 

 

Cine UEM – Mostra Andrei Tarkovski

Quarta (19h30) – Solaris

Sexta (19h30) – Stalker

Sábado (15h00) – O sacrifício 

Local: Cine UEM, Bloco 36

 

UEM na FLIM 2025

Estão abertas até 25 de setembro as inscrições para exibição de projetos da UEM na Feira Literária Internacional de Maringá.

Discentes, docentes e servidores podem propor ações preenchendo formulário disponível no Instagram @dcu.uem.

 

Exposição – Face Superfície

Abertura em 19 de setembro no Teatro Calil Haddad.

Proposta colaborativa entre Renato Domingos, Thiago Caleffi e Rachel Coelho (2 Coelhos), reúne fotografias de oito artistas com intervenções em bordado que discutem a relação entre personagem e identidade.

 

Música – Projeto Los Tacacá

Apresentação no dia 21 de setembro, às 19h, no Teatro Barracão.

Direção de Daisy Fragoso e Wellington Fernandes. Entrada gratuita, com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura de Maringá.

 

SMAC – Seminário Maringaense de Arte Contemporânea

Abertura em 19 de setembro, às 19h, no CAC Márcia Costa (Av. XV de Novembro, 514 – Zona 01).

A programação conta com palestras, mesas de debate e oficinas. A visitação permanece aberta até 31 de outubro.

 

Teatro – Masquerade Mask

Espetáculo será apresentado nos dias 20 e 21 de setembro, no Teatro Barracão.

A montagem homenageia a Commedia dell’Arte, com improvisação, pantomima e máscaras. Informações em @teatrodoalvorecer.

 

Ruma Lab – Oficinas Formativas

Estão abertas as inscrições para 11 oficinas do Ruma Lab, projeto de formação em artes visuais, design, artes gráficas e audiovisual.

As atividades acontecem entre 29 de setembro e 5 de outubro, de forma gratuita, com tradução simultânea em Libras.

 

Exposição – Kimura: a história dentro e fora dos quadrinhos

Abertura em 19 de setembro, às 19h30, no Museu de História e Arte Hélenton Borba Cortes/Teatro Calil Haddad.

A mostra reúne obras de José Kimura, restauradas e digitalizadas, com curadoria do cartunista Bira Dantas.

Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.



O programa foi apresentado pelo jornalista Marcelo Bulgarelli e a comunicóloga Mari Parma. "Agenda DCU" vai ao ar todas às quartas-feiras, às 17h na UEM FM.