Cinemateca More mobiliza arrecadação de fundos em homenagem a Morimassa Miyazato

Mobilização visa homenagear o universo do cinéfilo maringaense

Capa de post: Cinemateca More mobiliza arrecadação de fundos em homenagem a Morimassa Miyazato
Imagem: reprodução

A Cinemateca More lançou uma campanha de financiamento coletivo para homenagear, em vida, o pesquisador, colecionador e cinéfilo maringaense Morimassa Miyazato, popularmente conhecido como More. Disponibilizada na plataforma Catarse, a iniciativa tem como objetivo mobilizar cinéfilos, apoiadores culturais e a sociedade em geral para exaltar o trabalho do pesquisador e garantir a continuidade de seu legado. A mobilização também presta homenagem a Aurora, companheira de More, falecida em dezembro do ano passado.

O valor arrecadado contribuirá para a manutenção da equipe, a pré-produção do documentário “Eu Sou Cinema” e a realização da futura mostra “Cinema de Papel”. Também apoiará ações educativas e encontros e atividades cineclubistas.

imagem: reprodução

Além do impacto direto na preservação do patrimônio cultural, a campanha oferecerá aos apoiadores brindes inspirados no universo de More, como cartazes, folders, chaveiros, marcadores de página, postais, e-book, porta-copos, certificados e ingressos — itens que ressaltam sua relação com o cinema.

“A Cinemateca More é um legado vivo. Para mim, esse projeto é mais do que um espaço de preservação da memória do cinema: é um gesto de reconhecimento a um homem que dedicou sua vida a essa arte e que, mesmo diante das perdas e desafios, segue firme em compartilhar sua paixão com o mundo. Como diretor do docudrama Eu Sou Cinema, vejo na Cinemateca More não apenas um arquivo, mas uma fonte de inspiração — um lugar onde histórias individuais se encontram com a história coletiva do cinema. Apoiar esse movimento é garantir que a vida e o olhar de More continuem ecoando nas próximas gerações”, comenta o idealizador Fortunato Fávero.


A Cinemateca

Liderada por Fortunato Fávero, a Cinemateca More reúne uma comunidade de cinéfilos engajada com os comentários, memórias e curadorias de More. O projeto é dedicado a preservar, difundir e compartilhar o cinema como patrimônio cultural e afetivo.


Quem é More

Morimassa Miyazato teve o primeiro contato com o cinema assistindo a filmes japoneses em galpões da colônia onde cresceu. Foi colunista do Diário de Maringá, gerente de cinemas, organizador da primeira Mostra de Cinema de Maringá (1979) e pesquisador por mais de dez anos na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ).
Conviveu com nomes emblemáticos como Grande Otelo, Sonia Braga, Tizuka Yamasaki e José Mojica Marins (Zé do Caixão).
Sua trajetória inclui exposições de cartazes em diversas cidades do país e a formação de um acervo com mais de 6 mil DVDs e, em seu auge, mais de 15 mil cartazes de cinema. Hoje, sua própria casa se tornou um espaço de memória viva, motivando a criação da Cinemateca.


A ação tem previsão de encerramento em 14 de janeiro de 2026. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no Instagram da Cinemateca More.


Serviço

Campanha no Catarse: https://www.catarse.me/cinematecamore
Doações até: 14 de janeiro de 2026
Como apoiar: contribuições de pessoas físicas e cotas para empresas com contrapartidas personalizadas


Ficha técnica

  • Direção e Proponente: Fortunato de Medeiros Fávero (Nato)

  • Produção Cultural: Marcelo Seixas

  • Publicitário: Otavio Lima

  • Publicitária e artista visual: Joyce Midori

  • Assessoria de Imprensa: Fernando Souza | Maringaense Cultural

  • Designer Gráfico: Robson Guimarães