Coletivo Motirõ abre loja física temporária no Shopping Catuaí
O Coletivo Motirõ, que realiza feiras itinerantes em Maringá, abriu uma loja colaborativa temporária no Catuaí Shopping na terça-feira passada, dia 25 de Novembro. Anteriormente, o Coletivo já havia montado lojas físicas três vezes no Mercadão Fratello.
A loja conta com produtos artesanais e autorais de 20 artistas diferentes de nossa região. Dentre a variedade de peças que podem ser encontradas na loja estão roupas, sapatos, licores, bijuterias, velas aromáticas e perfumes. Próximo aos produtos ficam pequenos quadros com QR Codes que dão acesso às redes sociais dos artistas, para quem desejar conhecer melhor o trabalho de cada um.
A curadoria das peças começa com o cadastro delas, a partir de um link no perfil do Instagram da Motirõ. “Nesse cadastro, a gente vai tentando investigar o que a pessoa realmente produz, que tanto é produzido por ela, para ser considerado artesanal, ou se ela tem a criação, para ser autoral”, explica Silvinha Maciel, curadora da Motirõ. “Igual as artistas de moda: tem umas que confeccionam do começo ao fim e outras que desenham, criam e mandam para as facções poderem costurar e fazer. Isso também é considerado autoral.”
Qual é a proposta do Motirõ?
A palavra ‘Motirõ’, segundo Silvinha, vem do Tupi-Guarani e significa união de pessoas com o mesmo propósito. O coletivo surgiu com a necessidade de ter um espaço para os artistas autorais e artesanais: “antes as feiras que a gente participava sempre misturavam revenda com feito à mão, e a diferença contrastava muito. Aí a gente se juntou, isso há três anos atrás, e criamos o Motirõ”.
Silvinha ressalta a importância do consumo de produtos autorais para a economia local: “a importância de a gente estar dentro de um shopping como esse, não tem nem como dimensionar. Porque um artista apenas não teria condições financeiras, visibilidade, estoque para atender a uma demanda dessa de shopping. Então, você olhar para o local, para uma família que produz em pequena escala, que faz reaproveitamento de resíduo têxtil, que se preocupa com a qualidade do produto do começo ao fim, é único.”
A loja Motirõ do Shopping Catuaí permanece aberta até o dia 31 deste mês.