Com dobradinha em três provas, maringaenses da natação se destacam no Parajaps

Beatriz e Débora Carneiro bateram recordes e conquistaram, ao todo, seis medalhas no fim de semana
Foto: Reprodução Unimed
Neste fim de semana (2 a 4), foi realizado em Curitiba (PR) a quinta edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), uma das principais competições paradesportivas do estado do Paraná. Quando caíram nas piscinas do Clube Curitiba, as gêmeas Beatriz e Débora Carneiro, maringaenses paratletas da natação, se destacaram: fizeram “dobradinha”, bateram recordes e conquistaram, no total, seis medalhas.
Na prova dos 50m livre veio a primeira conquista dupla. Beatriz ganhou o ouro e Débora terminou com a prata. A segunda “dobradinha” das irmãs veio na prova dos 100m livre, novamente com Beatriz em primeiro e Débora em segundo. Nos 100m costas, veio o terceiro e último pódio da dupla, desta vez, porém, os papéis se inverteram, Débora ficou com o ouro, enquanto a irmã ficou com a prata.
Além das medalhas, as gêmeas quebraram recordes no Parajaps. Beatriz, que representou o Brasil nas Paralimpíadas do Rio-2016 nos 100m peito e terminou em quinto lugar, bateu o recorde Pan-Americano nos 200m peito. Já Débora, melhorou o próprio recorde brasileiro no 50m livre.
As nadadoras competem na classe S14, que engloba competidores com algum tipo de deficiência intelectual.
Nos próximos dias, as gêmeas disputarão mais duas competições. Entre os dias 10 e 12 elas participarão do Brasileiro da Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais (Abdem), em São Paulo (SP). Já entre os dias 14 e 17, as piscinas de Foz do Iguaçu (PR) receberão as gêmeas para a disputa do estadual, organizado pela Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP).
Via Unimed