Desenhista de histórias em quadrinhos de Maringá

Capa de post: Desenhista de histórias em quadrinhos de Maringá

Renato H.P é um ilustrador de HQs maringaense, que começou a desenhar com 8 anos de idade, mas só levou a sério a partir dos 12 anos, tudo por causa da paixão pelos quadrinhos.

“Quando era pequeno, eu percebi que poderia desenhar o Mega Man se me esforçasse um pouco e que conseguia replicar certos detalhes, posições diferentes com facilidade. Os ângulos ousados que eu conseguia criar sempre me motivaram a estudar cada vez mais.”

Segundo Renato, suas produções seguem um caráter mais existencialista e distópico, ou seja, basicamente pessimista, ao contrário de uma utopia, mostrando uma narrativa sombria a partir de dilemas internos e cotidianos. Outro tema que gosta de explorar e que é mais recorrente é a fantasia. Suas referências relacionadas aos quadrinhos mostram muito sobre sua criação, começando por Frank Miller autor de grandes obras como “Sin City”, “Daredevil”, “300”, “Batman”, entre outras que marcam seu estilo sombrio e pós-apocalíptico. Outros, não menos importante, também influenciam seus desenhos, como John Romita Jr. e Takeshi Obata. Além disso, o cinema se tornou o segmento artístico que tem maior influência em seu trabalho.



Frank Miller - Via ignimgs.com


“Me inspiro no que acontece na minha vida cotidiana e em análises de temas que eu pesquiso sem motivo, apenas por curiosidade, como realidades paralelas e viagem no tempo.

Um costume que tenho é o de estar completamente sozinho e me desligar inteiramente da internet. Também é comum desenhar ouvindo trilha sonora de jogos antigos e instrumentais de músicas que gosto, mas o “Last Eight Pages” foi criado enquanto passava “Rambo” e eu simplesmente deixei a TV ligada.”

“Last Eight Pages” foi a última obra de Renato, descoberta por nossa redatora em um compartilhamento no facebook. A maneira como é colocada a discussão do personagem com o seu “eu interior” é feita de maneira fantástica, tanto que qualquer um pode se identificar, principalmente quando aparecem aqueles pensamentos que colocam sua autoestima lá embaixo, fazendo com que qualquer um não acredite em seu próprio potencial. Com traços fortes e o alto-contraste que faz lembrar a escuridão, becos em nossa mente, que precisamos tomar cuidado para não desaparecer. “Last Eight Pages” segue logo abaixo para quem quiser conhecer, e também na galeria de fotos dessa matéria.

Quando perguntamos quais são suas próximas criações, Renato nos respondeu que “Estou escrevendo uma Graphic Novel com um público-alvo mais adulto e com temas mais profundos dentro da ficção. Assim que terminar será postado gratuitamente em sua versão online! Acredito que é o melhor modo de atingir meu público e quem gosta desse segmento de HQs. Se o quadrinista nacional entender que está concorrendo indiretamente com os grandes estúdios internacionais, ficará mais próximo de encontrar sua própria voz.”

No momento o artista trabalha como diagramador em um jornal local, mas começou como professor de desenho particular e sendo formado em Artes Visuais, ainda tem pretensão dar aulas novamente. Caso tenha interesse em aprender a arte dos quadrinhos ou simplesmente começar a desenhar, entre em contato com o Renato H.P, pelo seguinte e-mail arte.renatohp@gmail.com ou pelos telefones: (44) 99853-3199 e (44) 98828-6290


A imagem pode conter: noite


Nenhum texto alternativo automático disponível.


Nenhum texto alternativo automático disponível.


A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: texto


Nenhum texto alternativo automático disponível.


A imagem pode conter: texto

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!