CULTURA

Ecos do Ingá

Capa de post: Ecos do Ingá

ECOS DO INGÁ - Mostra de Música Instrumental - 1ª Edição Chorinho





Mostra de Música Instrumental Ecos do Ingá ocorreu no último domingo (22), no Parque do Ingá. Em sua 1ª edição, teve como tema o "choro", ou como popularmente é chamado de "chorinho". O intuito dos organizadores do evento, o Cottonet-Clube, é que em cada ano será homenageado gênero de música instrumental. Foram convidados músicos de Maringá, Londrina, Curitiba e Rio de Janeiro, com o apoio e incentivo do Ministério da Cultura, Copel Telecom, Itaú e Prefeitura de Maringá, representados pela Secretaria Municipal de Cultura. O Palco contou com as seguintes atrações: Clube do Choro de Londrina, Geraldinho do Cavaco (Maringá), Bandolim Brasil (Maringá), Sérgio Albach e Regional do Choro (Curitiba) e Hamilton de Holanda (Rio de Janeiro).





O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus.A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho.

Anteriormente no sábado (21), o músico Sérgio Albach ministrou gratuitamente uma oficina de "Apreciação da Música Popular Brasileira" no SESC. A oficina foi direcionada aos músicos e amantes da música que estavam interessados em aprofundar o conhecimento e técnica a partir da história da música brasileira.





De acordo com o organizador do evento em sua página oficial do evento, Paulinho Schoffen, a Oficina de apreciação de Música Instrumental que aconteceu no sábado (21), contou com mais de 70 ouvintes e no domingo, mais de 1.000 pessoas estiveram e participaram do evento, mesmo com frio e chuva.

"Em mais de 20 anos como músico foi uma das melhores experiências que vivenciei na nossa cidade, e fico muito feliz por fazer parte desse momento. Obrigado de coração aos grupos que se apresentaram por proporcionarem a nossa cidade esse momento de MÚSICA, CULTURA e ARTE , limpando nossos ouvidos. Esse momento me fez confirmar o quanto a música é ESSENCIAL na vida das pessoas, e não um item supérfluo ou de puro entretenimento como muitos pensam por aí..."

Agora é esperar os eventos dos próximos anos, e que venham a 2ª...3ª...4ª Edição da Eco Ingá, para limpar nossos ouvidos.


 

Publicado em 2017

View this post on Instagram

A post shared by A Life On Our Planet (@davidattenborough)

Posts Relacionados

Capa de post: Oficina: Lugar de Criança é na Horta acontece neste fds em Maringá. Saiba Mais
PARA CRIANÇAS

Oficina: Lugar de Criança é na Horta acontece neste fds em Maringá. Saiba Mais

por Adriane


No próximo sábado acontece em Maringá no período da manhã, a oficina "Lugar de Crianaça é na Horta", que visa estimular um convívio mais…

Ler mais
Capa de post: Atrações Principais do Festival Alternativo de Maringá
SHOW

Atrações Principais do Festival Alternativo de Maringá

por Adriane


Que amanhã tem Festival Alternativo de Maringá todo mundo já sabe né?? Para fazer um aquecimento de todos os shows que rolam no mainstage, a Enjoy Maringá selecionou…

Ler mais
Capa de post: TÚNEL DE LUZ do Natal 2017 rendeu memes e milhares de selfies na internet
ENTRADA FRANCA

TÚNEL DE LUZ do Natal 2017 rendeu memes e milhares de selfies na internet

por Adriane


O Papai Noel, Mamãe Noel e todos os personagens do Natal que nos desculpem... mas o que tá fazendo sucesso em Maringá e todo mundo quer tirar foto mesmo é o TÚNEL DE…

Ler mais
Capa de post: Semana do Turismo em Maringá apresenta programação gratuita
ENTRADA FRANCA

Semana do Turismo em Maringá apresenta programação gratuita

por Adriane


A Semana do Turismo começou nesta segunda, 16, com diversos cursos e oficinas para profissionais que atuam no segmento. A programação iniciou às 8h30 com o lançamento…

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!