CULTURA

Ecos do Ingá

Capa de post: Ecos do Ingá

ECOS DO INGÁ - Mostra de Música Instrumental - 1ª Edição Chorinho





Mostra de Música Instrumental Ecos do Ingá ocorreu no último domingo (22), no Parque do Ingá. Em sua 1ª edição, teve como tema o "choro", ou como popularmente é chamado de "chorinho". O intuito dos organizadores do evento, o Cottonet-Clube, é que em cada ano será homenageado gênero de música instrumental. Foram convidados músicos de Maringá, Londrina, Curitiba e Rio de Janeiro, com o apoio e incentivo do Ministério da Cultura, Copel Telecom, Itaú e Prefeitura de Maringá, representados pela Secretaria Municipal de Cultura. O Palco contou com as seguintes atrações: Clube do Choro de Londrina, Geraldinho do Cavaco (Maringá), Bandolim Brasil (Maringá), Sérgio Albach e Regional do Choro (Curitiba) e Hamilton de Holanda (Rio de Janeiro).





O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus.A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho.

Anteriormente no sábado (21), o músico Sérgio Albach ministrou gratuitamente uma oficina de "Apreciação da Música Popular Brasileira" no SESC. A oficina foi direcionada aos músicos e amantes da música que estavam interessados em aprofundar o conhecimento e técnica a partir da história da música brasileira.





De acordo com o organizador do evento em sua página oficial do evento, Paulinho Schoffen, a Oficina de apreciação de Música Instrumental que aconteceu no sábado (21), contou com mais de 70 ouvintes e no domingo, mais de 1.000 pessoas estiveram e participaram do evento, mesmo com frio e chuva.

"Em mais de 20 anos como músico foi uma das melhores experiências que vivenciei na nossa cidade, e fico muito feliz por fazer parte desse momento. Obrigado de coração aos grupos que se apresentaram por proporcionarem a nossa cidade esse momento de MÚSICA, CULTURA e ARTE , limpando nossos ouvidos. Esse momento me fez confirmar o quanto a música é ESSENCIAL na vida das pessoas, e não um item supérfluo ou de puro entretenimento como muitos pensam por aí..."

Agora é esperar os eventos dos próximos anos, e que venham a 2ª...3ª...4ª Edição da Eco Ingá, para limpar nossos ouvidos.


 

Publicado em 2017

View this post on Instagram

A post shared by A Life On Our Planet (@davidattenborough)

Posts Relacionados

Capa de post: Mostra de Cinema Africano é exibido pelo CINUEM no mês de Setembro com entrada gratuita
ENTRADA FRANCA

Mostra de Cinema Africano é exibido pelo CINUEM no mês de Setembro com entrada gratuita

por Adriane


Após um breve recesso, o CINUEM está de volta com uma mostra incrível dedicada aos Cinemas Africanos. Digo Cinemas Africanos, no plural, porque se trata de um continente tão…

Ler mais
Capa de post: 'Dança intuitiva para mulheres' está com inscrições abertas
ENTRADA FRANCA

'Dança intuitiva para mulheres' está com inscrições abertas

por Adriane


O mês de junho começa inaugurando mais uma etapa do ProjecT.aTo – a dança como ato. Logo no dia 1º a artista baiana Inaê Moreira aporta na cidade para a oficina “Dança…

Ler mais
Capa de post: Primeira pista de hoverboard chega em Maringá
ESPORTES

Primeira pista de hoverboard chega em Maringá

por Adriane


A Hover Mania, primeira pista de hoverboard de Maringá, será inaugurada neste sábado (7) na Praça de Eventos do Catuaí Shopping. A brincadeira que virou febre no mundo…

Ler mais
Capa de post: 15 programas imperdíveis para curtir o Natal em Maringá sem gastar nada
ENTRADA FRANCA

15 programas imperdíveis para curtir o Natal em Maringá sem gastar nada

por Adriane


A Enjoy Maringá fez uma lista de atrações e passeios que podem ser feitos pela cidade no mês de dezembro. O "Natal Encantado" não se chama assim por mera coincidência…

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!