Espetáculo Ritornelo transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá

Grupo Batucar estreia nova montagem que une reciclagem, arte e consciência ambiental com apresentações gratuitas e oficinas para diferentes públicos

Capa de post: Espetáculo Ritornelo transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá

O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a partir deles, criar ritmos e melodias que convidam o público a ouvir o mundo de outro jeito.

Na música, “ritornelo” é um símbolo formado por dois pontos antes de uma barra vertical, utilizado para indicar que um trecho da partitura deve ser repetido.  A intenção desse nome para o projeto também é remeter à ideia de retorno: aquilo que antes era descartado como lixo ganha nova vida ao ser transformado em instrumento musical. Assim, garrafas, sacos plásticos, canos pvcs, entre outros materiais recolhidos, são transformados em instrumentos percussivos não convencionais que convidam o público a ouvir de outro jeito. 

“Durante a pesquisa, recolhemos objetos encontrados e descartados pela cidade. Isso, inclusive, atravessou a minha forma de olhar para a cidade. Apesar de a reciclagem não ser o mote principal, acabou se tornando, porque o meu olhar em busca de novos instrumentos foi meio contaminado por isso. E caramba, quanto lixo, hein!”, comenta o diretor e músico, Fernando Ponce. “A partir da experimentação e da combinação de timbres, ritmos, corpo e melodia, a gente foi estruturando o espetáculo”, explica.

Foi assim que criaram o “xinelofone”, um instrumento feito de canos pvcs cortados em alturas diferentes e tocados com chinelos, em vez de baquetas. O nome escrito com x é uma menção ao xilofone, instrumento de teclas e madeira. Segundo Ponce, as possibilidades de experimentações são infinitas. Encher garrafas, seja com água ou com ar, permite conseguir diversas afinações, mais graves ou mais agudas e assim ir brincando com as melodias. 

Além das apresentações, o projeto oferecerá três oficinas gratuitas voltadas à inclusão cultural, com atividades para pessoas idosas, pessoas com deficiência visual e crianças.

O projeto foi aprovado pelo edital 001-D/2024 da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Ficha Técnica:

Realização: Grupo Batucar

Direção: Fernando Ponce

Músicos: Ana Moraes, Fernando Ponce e Nadji Ayel

Produção: Leonardo Fabiano

Figurinos: VCamp Ateliê 

Cenário e Instrumentos: Fernando Ponce e Leonardo Fabiano

Designer Gráfico: Sidnei Puziol

Iluminação: Leonardo Fabiano

Fotografia: Ana Rodes e Esther Hall

Assessoria de Imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Vídeo: Felipe Halison e Luiz Carlos Locatelli

Acessibilidade: Cia Forféu

 

Serviço:

Espetáculo “Ritornelo”, do Grupo Batucar

Apresentações: 

03 de novembro - Teatro Barracão - 20h

04 de novembro - Teatro Barracão - 14h e 20h

 

15 de novembro - Arena das Artes - 20h

16 de novembro - Arena das Artes - 15h e 19h

 

Oficinas:

Oficina de Confecção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados 

Ministrante: Fernando Ponce

Local: SOS - Serviço de Obras Sociais (Rua Antônio Otávio Scramim, 1371 - Zona 05)

Dia: 20 de outubro

Horário: 14h

 

Oficina de Música para Pessoas Idosas

Ministrante: Nadji Ayel

Local: Centro Dia Novas Histórias (R. César Lates, 284 - Jardim Alvorada)

Dia: 29 de outubro

Horário: 14h30

 

Oficina de Música para Pessoas com Deficiência Visual

Ministrante: Fernando Ponce

Local: CAC - Centro de Ação Cultural Márcia Costa (Auditório Joubert de Carvalho) - (Av. XV de Novembro, 514 - Zona 01)

Dia: 01º de novembro

Horário: 14h



PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA - GOVERNO FEDERAL