Festival gastronômico de Maringá é tema de reportagem especial do Passaporte Cultural
A reportagem explora os bastidores e sabores do evento em Maringá e região e também explica o seu surgimento

Entre os dias 6 e 22 de junho, Maringá e outras quatro cidades da região recebem a edição 2025 do Coffee Week Brasil, festival gastronômico que celebra a cultura do café e fortalece a economia criativa local. Ao todo, mais de 50 estabelecimentos participam da iniciativa, oferecendo menus especiais por preço fixo de R$ 28, que incluem pratos e bebidas à base de café, quentes, geladas, alcoólicas ou não. Tem para todos os gostos!
A edição de 2025 ganhou uma reportagem especial produzida pelas comunicólogas Mari Parma, Alexia Alves e Mariely Serabion, como parte do projeto Passaporte Cultural, apresentando o Coffee Week de forma intimista e destacando as percepções dos consumidores e trabalhadores envolvidos.
Além de Maringá, o circuito também envolve as cidades de Sarandi, Marialva, Mandaguari e Campo Mourão, ampliando o alcance do evento e promovendo a conexão entre consumidores e empreendedores do ramo. O festival inclui não apenas a degustação de combos criativos e acessíveis, mas também oficinas, rotas temáticas, degustações e programações especiais dentro das cafeterias participantes.
A proposta é celebrar o café como um elemento cultural do cotidiano brasileiro, ao mesmo tempo, em que se cria um espaço de valorização para negócios locais e para o trabalho de baristas, confeiteiros e empreendedores criativos. A iniciativa é idealizada pelo jornalista Diego Drush, que deu início ao projeto em Maringá e hoje vê o festival se expandir para outras regiões do país.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Essa presença tão forte no dia a dia brasileiro é um dos motes que inspiraram a criação do festival.
A cobertura faz parte de uma proposta maior do Passaporte Cultural, projeto cujo foco é registrar e divulgar manifestações culturais, eventos gastronômicos e experiências criativas do Paraná, com destaque para produções que envolvem acessibilidade, inovação e identidade regional.
Para acompanhar o festival e acessar a lista completa de estabelecimentos participantes, basta seguir o perfil oficial (@coffeeweek) do evento nas redes sociais e ficar de olho nas publicações da equipe.