Lucas Pinheiro, professor da UEM, vence o Prêmio Jabuti Acadêmico com livro sobre teatro inclusivo
Livro vencedor analisa grupos teatrais com artistas cegos e/ou com baixa visão e reforça a importância da inclusão nas artes.

O professor de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Lucas Pinheiro, venceu o Prêmio Jabuti Acadêmico no eixo “Artes”, com o livro "Teatros e artistas com deficiência visual".
Na obra, o autor analisa 13 grupos teatrais formados por artistas cegos e/ou com baixa visão, evidenciando o protagonismo desses profissionais no cenário artístico. O livro mostra como esses artistas enriquecem o teatro brasileiro, criando novas linguagens, abordagens e pedagogias inclusivas.
Para o professor, além de dar visibilidade ao curso de Artes Visuais e à cena cultural maringaense, o reconhecimento reforça a universidade como um espaço universal: “Acolhendo e entendendo a diversidade humana como potência. Não como algo que vai prejudicar a universidade, mas como algo que vai agregar, trazendo outros conhecimentos e perspectivas”.
Em entrevista ao Notícias DCU, o autor contou sobre seu processo criativo, suas inspirações e os objetivos por trás da publicação:
O Prêmio Jabuti é uma das principais honrarias literárias do Brasil, reconhecendo autores e obras que contribuem para o avanço do conhecimento, da cultura e diversidade. Desde sua criação, tornou-se vitrine para talentos literários e acadêmicos, promovendo a leitura crítica e valorizando temas como o teatro inclusivo e a representatividade de pessoas com deficiência nas artes.