“Maria do Ingá”: filme maringaense leva poesia e realismo fantástico às telas

Obra inspirada na canção de Joubert de Carvalho realiza exibições gratuitas

Capa de post: “Maria do Ingá”: filme maringaense leva poesia e realismo fantástico às telas

Nos dias 04 e 09 de junho, a população de Maringá e região pode assistir gratuitamente o longa-metragem “Maria do Ingá”. Celebrando o aniversário da cidade, o longa metragem continua seu ciclo de exibições no Arena das Artes e no Cine UEM. 



Inspirado na canção de Joubert de Carvalho — que está no coração dos maringaenses — o filme traz uma visão da vida da personagem Maria do Ingá, contada pela perspectiva de sua irmã, Tuca, interpretada pela atriz mirim Laura Souza e, na fase adulta, pela veterana Edna Aguiar.

 

Confira a sinopse:

“Maria do Ingá” é um drama sobre memória, identidade e resistência feminina que começa no interior da Paraíba. Quando Tuca reúne suas descendentes para contar uma história, mais do que uma história de amor, ela fala também sobre a cumplicidade e o amor entre duas irmãs. Maria, em pleno sertão castigado pela seca, luta ao lado da irmã para sobreviver à perda, à opressão e a um amor impossível. Conduzido por duas linhas temporais, o filme revela como a força de uma mulher pode atravessar gerações, transformando dor em legado e silêncio em libertação. A narrativa passa por temas como família, perda, esperança e resistência, que tornam a história universal. 

O diretor TH Fernandes propôs uma estética visual e narrativa inspirada na obra "Hoje é dia de Maria", minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho e exibida em 2005. Para tanto, contou com a direção de fotografia de Anderson Craveiro e a direção de arte de Laura Carvalho, que trouxeram outras referências estéticas. O filme foi quase todo rodado em estúdio, onde a equipe de arte se encarregou de criar ambientes com a estética do realismo fantástico e o uso de projeções do cinema expandido. É neste cenário, entre galhos secos, cactos e animais cenográficos, que acontece a narração da história. 

Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, o filme teve um orçamento de R$ 500 mil reais e fará cinco exibições gratuitas como contrapartida, todas com acessibilidade em  Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, posteriormente, com legendas em português e audiodescrição.

 

“Esse foi o maior orçamento de um edital municipal até o momento. Mais de 35 profissionais da área técnica somaram forças para realizar este projeto, sem contar com os atores e figurantes. Entre maio e junho serão realizadas as exibições previstas em edital e na sequência o filme começa a circular por festivais nacionais e internacionais. A expectativa é que em breve o longa entre no catálogo de emissoras e plataformas de streaming”, comemora o produtor executivo, Felipe Cosmos.



Serviço:

 

Exibições do filme "Maria do Ingá"

28/05 - às 20h no Estúdio Telescope (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4403, Jardim Brasil)

04/06 - às 20h no Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367, Jardim Brasil)

09/06 - às 19h30 no Cine UEM



Produzido com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC)

Lei Complementar n° 195/2022

Lei Paulo Gustavo

Ministério da Cultura

Prefeitura do Município de Maringá

Secretaria de Cultura de Maringá

 

Posts Relacionados

Capa de post: Tudo o que você precisa saber sobre a Toxina Botulínica, ou para os íntimos, o botox

Tudo o que você precisa saber sobre a Toxina Botulínica, ou para os íntimos, o botox

por Ana Landim


Ah, a famosa Toxina Botulínica! Quem diria que uma substância tão pequena poderia ter um papel tão grande na busca pelo elixir da juventude e na diminuição daquela…

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!