Maringá recebe o espetáculo 'Donantônia' nesta quinta e com entrada gratuita
Nesta quinta-feira, dia 24 de maio, Maringá recebe o espetáculo “Donantônia”, do londrinense Núcleo Ás de Paus. A apresentação será às 20h no Teatro Calil Haddad e integra o projeto Escala Cultural, da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro.
Foto: Thaísa Pucca
“Donantônia” é o terceiro espetáculo do Núcleo Ás de Paus, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014, após a criação de “A Pereira da Tia Miséria” (2010) e “Singra” (2013). A classificação indicativa é para 12 anos. Antônia é uma senhora que adora receber visitas e, entre uma conversa e outra, um pedaço de bolo e uma xícara de café, revive lembranças de um passado distante, revelando velhos conflitos que se tornam presentes diante do público. Aquele que ingressa na casa de Antônia é também convidado a se lembrar dos tempos idos, das escolhas que formam a trama e o significado desta jornada que chamamos de vida.
Divulgação
Esta montagem possui como foco, além dos elementos de prolongamento do ator como bastões, máscaras e pernas de pau, investigações concernentes à construção e direção coletiva de uma obra teatral. Para a construção da dramaturgia, a companhia convidou a escritora paulista Yara Camillo, que elaborou o texto junto com o desenvolvimento do trabalho. A direção musical é de Thunay Tartari, integrante do Ás de Paus, que concebeu canções originais para o espetáculo. Apesar de ser no Teatro Calil Haddad, o público é reduzido a 60 pessoas, pois cena e plateia ocupam o mesmo espaço (em cima do palco do teatro), como um espaço alternativo.
Divulgação
O grupo – O Núcleo Ás de Paus é resultado da união de artistas focados na construção de uma investigação teatral colaborativa, na qual os atores são também diretores e produtores de suas criações. Desde sua formação em 2008, o Ás de Paus desenvolve sua pesquisa com base no trabalho vocal por meio de canções e pela utilização de pernas de pau, máscaras e bastões – denominados prolongamentos do ator e da atriz –, em busca de suas potências estéticas e poéticas, seja nas salas de teatro ou ao ar livre.
Foto: Thaísa Pucca
O projeto – O Escala Cultural é coordenado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura e teve início em Maringá no mês de março, trazendo o importante Grupo Galpão. Como o próprio nome do projeto sugere, busca selecionar espetáculos teatrais que estejam circulando pelo País (cumprindo editais de circulação, participando de festivais e mostras ou realizando apresentações isoladas), fazendo com que eles deem uma “paradinha” por aqui, inserindo o município em seus roteiros. Em alguns casos, também serão selecionados espetáculos que estejam em temporada nas suas cidades de origem ou que nunca tenham vindo antes para essa região. Trata-se de um projeto de programação cultural permanente, com atrações mensais e, sempre que possível, itinerantes.
Os idealizadores do Escala foram os produtores culturais Rachel Coelho e Wellington Guitti, da Expressão Criação e Produção Cultural. A ideia se tornou possível por meio da Lei Rouanet e dos patrocínios da Fertipar, Fortgreen, Ferrari Zagatto, Dicomp Distribuidora e Crivialli Brasil, com fomento do Instituto Cultural Ingá.
---
Serviço
Espetáculo “Donantônia”
Núcleo Ás de Paus (Londrina/PR)
Dia 24 de maio (quinta-feira) às 20h no Teatro Calil Haddad
Entrada gratuita. Ingressos distribuídos 1h antes, somente um por pessoa, na bilheteria do teatro.
Lotação: 60 pessoas
Classificação: 12 anos
Duração da peça: 1h15. Haverá debate após a apresentação.