Mostra de Cinema Africano é exibido pelo CINUEM no mês de Setembro com entrada gratuita
Após um breve recesso, o CINUEM está de volta com uma mostra incrível dedicada aos Cinemas Africanos. Digo Cinemas Africanos, no plural, porque se trata de um continente tão amplo (são 54 países) e com uma filmografia tão extensa e tão rica que seria verdadeiramente impossível traçar qualquer panorama.
Depois de assistirmos a inúmeros filmes, consultarmos pesquisadores e estudarmos alguns dossiês voltados para a temática das africanidades no cinema, chegamos a um pequeno conjunto: optamos por contemplar três diretores e uma diretora nascidos no continente africano e que abordam questões culturais e políticas dos países africanos, além de privilegiar uma filmografia relativamente recente. A questão da condição da mulher se tornou incontornável e atravessa as quatro obras, mais particularmente as três últimas. Confira a programação completa do CINUEM que acontece toda quarta-feira, a partir das 19h00 na UEM.
1- Filme: BAMAKO - 06 de Setembro
Do consagrado diretor nascido na Mauritânia, Abderrahmane Sissako, selecionamos Bamako (2006), que se passa no Mali e acompanha a história de um casal em processo de separação simultaneamente a um julgamento contra o Banco Mundial e o FMI, decorrente de um processo aberto pela sociedade civil. No dia desta exibição, contaremos com a presença dos professores convidados Delton Felipe e Zuleika Bueno, a quem registramos nos agradecimentos antecipados.
2- Filme: Moolaadé - 13 de Setembro
Na semana seguinte, assistiremos a Moolaadé (2004), do diretor senegalês Ousmane Sembène, que aborda o drama da prática da circuncisão feminina a partir da história de um grupo de garotas que conseguem escapar do “ritual de purificação” praticado em sua tribo, o que desencadeará uma série de conflitos na comunidade.
3- Filme: Cairo 678 - 20 de Setembro
Em seguida, assistiremos a Cairo 678, de Mohamed Diab (2012), que discute os assédios cotidianos sofridos pelas mulheres no Egito, num período em que o assédio sequer era considerado crime. Tudo começa com uma mulher que é molestada no ônibus que dá nome ao longa-metragem.
4- Os Silêncios do Palácio - 27 de Setembro
Encerrando a nossa mostra, Os Silêncios do Palácio (1994), filme dirigido por Moufida Tlatli, a primeira diretora da Tunísia e de todo o mundo árabe! Mais uma bela obra que nos permitirá discutir colonialismo, relações de classe e de gênero.
Todos os filmes são de grande beleza - mesmo quando retratam situações terríveis vividas pelas mulheres - pois nos apresentam uma diversidade de línguas, cantos e formas de vida que alargam em muito nossa maneira de pensar a África e o cinema. Lembramos que nossos encontros ocorrem às quartas-feiras, pontualmente às 19h. Aconselhamos chegar sempre com 15 minutos de antecedência, pois estamos sujeitos à lotação da sala. E um detalhe: a última sessão desta mostra, excepcionalmente, acontecerá em outra sala. Clique nos eventos acima e fique atento ao local das exibições!
Para outros eventos de graça em Maringá, acesse a nossa matéria do "Maringá Gratuita" clicando em "Saiba Mais":