‘O Agente Secreto’ retrata lenda pernambucana da Perna Cabeluda

Mito criado em Recife simboliza a repressão e violência urbana sofrida na época

Capa de post: ‘O Agente Secreto’ retrata lenda pernambucana da Perna Cabeluda
Imagem: Reprodução/Ilustração Luci Sacoleira

A Perna Cabeluda representada no filme O Agente Secreto existe na vida real – ou pelo menos, a lenda. A personagem, que nasceu como uma brincadeira jornalística, passou a simbolizar a violência urbana vivida durante o período da ditadura militar.

 

A Perna Cabeluda no em ‘O Agente Secreto’

Uma das cenas mais impactantes do filme é quando uma perna é encontrada dentro de um tubarão. E, em outras cenas, ela ataca pessoas nas ruas. Assim como mostrado no filme, a lenda aborda uma Perna Cabeluda que anda sozinha pela cidade, invadindo casas e caminhos escuros e agredindo pessoas sem motivo. Depois de aterrorizar a população, foge e parte para atacar outra cidade.

A história foi publicada pela primeira vez em 1º de fevereiro de 1976, no Diário de Pernambuco – o mesmo jornal citado no longa. A partir da publicação, moradores começaram a compartilhar relatos de experiências com a personagem nas rádios, ampliando a lenda.

Na época, tudo começou como uma brincadeira entre jornalistas, que gostavam de inventar histórias mirabolantes. Mas, com o tempo, a Perna Cabeluda passou a simbolizar a própria violência urbana vivida em Recife durante o período de repressão da ditadura militar. Hoje, ela aparece nas ruas, em livros, feiras de artesanato, no imaginário popular e agora no cinema.

escrito por Mari Parma