Oficina de performance conecta Maringá e Roma por meio da arte
Atividade gratuita conduzida por egresso da UEM traz experiências de residência na Rome University of Fine Arts.

imagem: reprodução/Ditirambo Produções no Instagram
Estão abertas, até o dia 30, as inscrições para a oficina “Performance: Modos de Criação e Processos Corporais”. A atividade tem como proposta compartilhar práticas e reflexões desenvolvidas por Renan Ghiraldi durante sua residência na Rome University of Fine Arts, sob orientação da artista sérvia Marta Jovanović – referência internacional na arte da performance. Com carga horária de 12 horas, a oficina é voltada a acadêmicos e profissionais das artes com interesse na linguagem da performance. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Sobre o oficineiro
Renan Ghiraldi é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atualmente desenvolve pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESPAR/FAP, investigando processos criativos em performance com foco em práticas autobiográficas.
Sobre a orientadora
Marta Jovanović é fundadora do Programa de Arte Performática do Museu de Arte Contemporânea de Belgrado, artista residente no Getty Research Institute (Los Angeles, 2017) e tema do premiado documentário Born Just Now, de Robert Adanto. Além de seu reconhecimento no circuito artístico, é objeto de estudos da curadora Kathy Battista, que publicou a pesquisa Marta Jovanovic: Performing the Self pelo Martin E. Segal Theatre Center da New York University e a incluiu no livro New York New Wave como uma das artistas feministas mais relevantes da cena contemporânea novaiorquina.
A atividade é realizada como parte da contrapartida do projeto Performing Rome – Arte Paranaense na Universidade de Belas Artes de Roma, viabilizado pelo Edital de Mobilidade Cultural – 4.ª Edição, da Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Paraná. Para mais informações, acesse o Instagram @ditiramboproducoes.