Prefeitura abre chamamentos para FLIM
Os editais de chamamento para a Festa Literária Internacional de Maringá, que acontecerá em outubro, já estão abertos

A Prefeitura de Maringá abriu inscrições para quatro editais voltados à participação na Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2025, que será realizada de 8 a 12 de outubro, na Travessa Jorge Amado, Zona 7. Os chamamentos contemplam autores independentes, lançamentos literários, ilustradores e expositores do comércio livreiro, com prazo para inscrição até os dias 5 e 6 de agosto, conforme o edital. A iniciativa busca fomentar a produção literária, ampliar o acesso ao livro e fortalecer o setor cultural e editorial local.
Promovida pela Secretaria de Cultura, a Flim 2025 terá como foco a inclusão e o incentivo à leitura. Entre as ações previstas está a distribuição de vale-livros para alunos da rede municipal e idosos assistidos pela assistência social do município. O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca que a proposta da feira é democratizar o acesso à leitura e valorizar o mercado editorial. “Os chamamentos fortalecem a participação de editoras e livreiros e contribui para a democratização do livro, especialmente entre crianças e idosos, dois públicos prioritários nas nossas políticas culturais””, afirma.
O edital nº 007/2025 é destinado ao uso gratuito de estandes voltados ao comércio livreiro. Ao todo, serão disponibilizados 38 espaços em quatro tamanhos, com patrocínio total de R$ 45 mil. As inscrições estão abertas até as 14h do dia 5 de agosto. Os estandes variam entre 9 m² e 20 m² e poderão ser utilizados por editoras, livrarias, distribuidoras e coletivos literários.
Já o edital nº 008/2025 contempla autores independentes com obras publicadas por pequenas editoras, em formato digital, zines ou videopoemas e também abrange lançamentos literários e artistas gráficos como ilustradores, quadrinistas e mangakas.
O prazo para inscrição vai até as 14h do dia 6 de agosto. Os selecionados terão espaço para exposição, venda, interação com o público e sessões de autógrafos. Também serão selecionadas até 15 obras lançadas em 2024 e 2025 para apresentação oficial durante a programação da feira.
Consolidada como um dos principais eventos culturais do Paraná, a Flim reúne milhares de visitantes e amplia a visibilidade de escritores e editoras. A programação completa será divulgada nas próximas semanas, e as inscrições para os editais já podem ser feitas pela plataforma Maringá Cultura.