Prefeitura abre chamamentos para FLIM

Os editais de chamamento para a Festa Literária Internacional de Maringá, que acontecerá em outubro, já estão abertos

Capa de post: Prefeitura abre chamamentos para FLIM

A Prefeitura de Maringá abriu inscrições para quatro editais voltados à participação na Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2025, que será realizada de 8 a 12 de outubro, na Travessa Jorge Amado, Zona 7. Os chamamentos contemplam autores independentes, lançamentos literários, ilustradores e expositores do comércio livreiro, com prazo para inscrição até os dias 5 e 6 de agosto, conforme o edital. A iniciativa busca fomentar a produção literária, ampliar o acesso ao livro e fortalecer o setor cultural e editorial local.

Promovida pela Secretaria de Cultura, a Flim 2025 terá como foco a inclusão e o incentivo à leitura. Entre as ações previstas está a distribuição de vale-livros para alunos da rede municipal e idosos assistidos pela assistência social do município. O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca que a proposta da feira é democratizar o acesso à leitura e valorizar o mercado editorial. “Os chamamentos fortalecem a participação de editoras e livreiros e contribui para a democratização do livro, especialmente entre crianças e idosos, dois públicos prioritários nas nossas políticas culturais””, afirma.

O edital nº 007/2025 é destinado ao uso gratuito de estandes voltados ao comércio livreiro. Ao todo, serão disponibilizados 38 espaços em quatro tamanhos, com patrocínio total de R$ 45 mil. As inscrições estão abertas até as 14h do dia 5 de agosto. Os estandes variam entre 9 m² e 20 m² e poderão ser utilizados por editoras, livrarias, distribuidoras e coletivos literários.

Já o edital nº 008/2025 contempla autores independentes com obras publicadas por pequenas editoras, em formato digital, zines ou videopoemas e também abrange lançamentos literários e artistas gráficos como ilustradores, quadrinistas e mangakas.

O prazo para inscrição vai até as 14h do dia 6 de agosto. Os selecionados terão espaço para exposição, venda, interação com o público e sessões de autógrafos. Também serão selecionadas até 15 obras lançadas em 2024 e 2025 para apresentação oficial durante a programação da feira.

Consolidada como um dos principais eventos culturais do Paraná, a Flim reúne milhares de visitantes e amplia a visibilidade de escritores e editoras. A programação completa será divulgada nas próximas semanas, e as inscrições para os editais já podem ser feitas pela plataforma Maringá Cultura. 

Posts Relacionados

Capa de post: Little B. and the Mojo Brothers lança primeiro single do novo álbum

Little B. and the Mojo Brothers lança primeiro single do novo álbum

por Mari Parma


Música faz parte de “Tropicadélica”, gravado ao vivo no Teatro Barracão, em Maringá

Ler mais
Capa de post: EP coletivo da Residência Casa Amarela está disponível no YouTube

EP coletivo da Residência Casa Amarela está disponível no YouTube

por Rachel Coelho


No dia 7 de junho a Casa Amarela lançou o EP colaborativo criado durante a residência artística promovida pela produtora no início de fevereiro. O trabalho reúne seis…

Ler mais
Capa de post: Grupo Sucena promove oficina de Tambor de Crioula e Arraiá

Grupo Sucena promove oficina de Tambor de Crioula e Arraiá

por Rachel Coelho


No dia 12 de julho, a partir das 18h, o Ponto de cultura Centro Cultural Sucena vai sediar o Arraiá Afro Julino. O arraiá é uma festa popular que  promove e  valoriza a…

Ler mais
Capa de post: Agenda DCU: confira as principais atividades culturais da semana em Maringá no programa!

Agenda DCU: confira as principais atividades culturais da semana em Maringá no programa!

por Mari Parma


Episódio 11 recebeu Tim, da Nap Nap records, para bate papo sobre cultura underground

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!