Projeto Amazelê fortalece o samba afro-brasileiro com shows mensais gratuitos em Maringá

Capa de post: Projeto Amazelê fortalece o samba afro-brasileiro com shows mensais gratuitos em Maringá

Com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira e democratizar o acesso à arte, o projeto “Amazelê” tem início em Maringá com uma série de apresentações mensais de samba na Casa Luanda. A iniciativa reúne grupos do Paraná em uma celebração à ancestralidade, à diversidade e à resistência cultural por meio do samba.

Idealizado por Felipe de Moraes e Laís Fialho de Oyá, o projeto promove encontros mensais entre setembro e dezembro, com grupos convidados de diferentes cidades do Paraná, como Sambadeiras de Bimba - Filhas de Biloca (Araucária), Samba das Cabrochas (Londrina), Samba Mainha (Curitiba) e outro grupo ainda a ser definido, além do anfitrião maringaense Pé de Laranjeira, pioneiro na difusão do samba de terreiro e que esse ano completa uma década de atividade.

A primeira apresentação acontece neste sábado, 6 de setembro, com o grupo Sambadeiras de Bimba - Filhas de Biloca, um coletivo que utiliza o samba de roda como ponte para a vivência das tradições ancestrais das matrizes africanas. A partir dessa e de outras tradições baseadas na roda, busca promover o acolhimento, o olhar atento e a experiência da escuta, da dança, do cantar para ajudar mulheres na busca pelo fortalecimento de suas identidades e reconstrução de suas ancestralidades. 

Filha do lendário Mestre Bimba (da capoeira e de tantas vivências afrobrasileiras), Mestra Biloca iniciou-se no candomblé, na capoeira e no samba de roda em sua família, e desempenhou ao longo de sua vida um reconhecido trabalho junto à toda a comunidade afro brasileira.

“O Amazelê não se restringe a um circuito mensal de rodas de samba, mas também se constitui como um ponto de conexão entre o samba de terreiro, a comunidade que festeja e reza em grupo, e o tempo da cosmopercepção — que reúne múltiplos sentidos, sonoridades e conhecimentos em um movimento contínuo de deslocamento e reinscrição territorial”, comenta Laís Fialho, uma das idealizadoras do projeto.  

A acessibilidade é um dos pilares centrais do projeto. Todas as apresentações contarão com intérpretes de Libras, monitores capacitados, infraestrutura adaptada para pessoas com deficiência e comunicação inclusiva, com conteúdos acessíveis por meio de legendas e descrições.

O projeto terá como contrapartida o Samba de Roda da Casa Luanda, uma apresentação gratuita em local a ser definido, fortalecendo o compromisso com o acesso cultural.

O Amazelê é viabilizado pelo Edital de Fomento Multiartes – Categoria Difusão, Circulação e Distribuição e busca se consolidar como um evento cultural de referência em Maringá, incentivando a formação de plateias e o fortalecimento da cena do samba no Paraná.

Serviço:

Amazelê – Celebrações do Samba Afro-brasileiro em Maringá

Local: Casa Luanda (Av. Gastão Vidigal, 55) 

Dia 06/09 a partir de 16h:  Sambadeiras de Bimba - Filhas de Biloca (Araucária/PR)

Próximas apresentações:

  • 25/10 – Samba Mainha (Curitiba)
    • 15/11 – Samba das Cabrochas (Londrina)
    • 13/12 – Grupo convidado (a confirmar)

Com intérpretes de Libras

Entrada gratuita

Mais informações: @casaluandaafrocultural e @pedelaranjeira

 

PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA - GOVERNO FEDERAL.

Posts Relacionados

Capa de post: No Silêncio do teu olhar: filme terá última exibição gratuita em Maringá

No Silêncio do teu olhar: filme terá última exibição gratuita em Maringá

por Mari Parma


Curta-metragem aborda temas como identidade, descobertas e pertencimento

Ler mais
Capa de post: Espetáculo Afrolatinitudes acontecerá em Maringá

Espetáculo Afrolatinitudes acontecerá em Maringá

por Alexia Alves


O show será no sábado, 26, a partir das 20h no Teatro Sesc

Ler mais
Capa de post: Programa semanal apresenta atividades culturais de Maringá

Programa semanal apresenta atividades culturais de Maringá

por Mari Parma


A agenda é uma parceria da Diretoria de Cultura da UEM com a UEM FM.

Ler mais
Capa de post: Little B. and the Mojo Brothers lança primeiro single do novo álbum

Little B. and the Mojo Brothers lança primeiro single do novo álbum

por Mari Parma


Música faz parte de “Tropicadélica”, gravado ao vivo no Teatro Barracão, em Maringá

Ler mais

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!