Segunda dose da vacina da dengue começa em Março

Capa de post: Segunda dose da vacina da dengue começa em Março

Como todos sabem no ano de 2016 foi iniciada a campanha de vacinação contra a Dengue e neste mês de fevereiro o governo do Estado, junto com a Secretaria de Saúde, iniciou os preparativos para a segunda dose da vacina.

Está previsto que a vacinação aconteça entre 03 e 31 de março. A campanha também possibilita a aplicação da primeira dose em quem não foi vacinado.

Resultado de imagem para dengue

A vacina tem o esquema de três doses, com seis meses de intervalo entre elas. A segunda dose vai reforçar a primeira e, com a terceira dose, garantem a resposta imunológica esperada. A vacina é eficaz contra todos os tipos de dengue (quatro sorotipos), reduzem em 93% os casos graves da doença, aqueles que levam ao óbito.

Os profissionais de saúde do estado do Paraná estão recebendo a capacitação neste mês de fevereiro. O evento contará com a participação de profissionais da Secretaria da Saúde; e referências em dengue como o infectologista e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG), João Bosco Siqueira.

Em Maringá, as capacitações serão dois dias, sendo dia 17 de fevereiro para os acadêmicos e 18 para os profissionais de saúde.

Nesta segunda fase da aplicação a faixa etária se mantem entre 15 a 27 anos, como foi na primeira fase. Em Paranaguá e Assaí a vacina é recomendada entre 9 e 44 anos. Esta campanha será realizada nos 28 municípios do estado: Foz do Iguaçu; Santa Terezinha de Itaipu; São Miguel do Iguaçu; Boa Vista da Aparecida; Tapira; Santa Izabel do Ivaí; Cruzeiro do Sul; Santa Fé; Munhoz de Melo; Marialva; Paiçandu; São Jorge do Ivaí; Maringá; Mandaguari; Sarandi; Iguaraçu; Ibiporã; Jataizinho; Porecatu; Bela Vista do Paraíso; Cambé; Londrina; Sertanópolis; Leópolis; São Sebastião da Amoreira; Itambaracá; Cambará e Maripá.

“Agora, para a segunda fase, vamos capacitar novos profissionais e intensificar o trabalho para que possamos atingir a meta e vacinar 100% das pessoas que receberam a primeira dose”, relata o secretário estadual da Saúde.

Resultado de imagem para dengue

escrito por Adriane

Assine nossa Newsletter

Ao assinar, você receberá dicas semanalmente com inspirações de looks, locais para conhecer em Maringá, experiências, shows, cinema, e muito mais!